Pergunta:
Estou a escrever a tese de mestrado com o novo acordo ortográfico e tenho tido dificuldade nos termos científicos que normalmente tinham hífen, como:
Extra-oral
Extra-embrionário
Micro-organismo
Pelo que li, o hífen não se suprime quando as duas letras antes e após o hífen são iguais, ou seja, micro-organismo permanece com hífen. No entanto, faz-me muita confusão escrever extraoral ou extraembrionário, e tenho medo que constituam exceções por serem de origem científica.
Agradecia que me ajudassem a esclarecer este caso, pois não podem existir quaisquer incorreções na escrita da tese de mestrado.
Obrigada.
Resposta:
Segundo o novo Acordo Ortográfico,
(i) usa-se hífen nas palavras formadas por intermédio de um prefixo ou radical de composição que terminam em vogal igual à que inicia a palavra-base:micro-organismo (que assume também a variante microrganismo), micro-ondas, contra-ataque, anti-inflamatório;
(ii) não se usa hífen nas palavras formadas por intermédio de um prefixo ou radical de composição que terminam em vogal e o elemento seguinte começa por vogal diferente: extraoral, extraembrionário (independentemente de serem termos de origem científica), coautor, autoestrada, infraestruturas.
N.E. – Sobre os critérios de hifenização depois do Acordo Ortográfico de 1990, acompanhe-se a explicação do gramático brasileiro Sérgio Nogueira em registo de vídeo: