Pergunta:
Consultando o dicionário de regência, percebi que o verbo residir pede um predicativo locativo. Gostaria de saber se posso considerá-lo como um adjunto adverbial... Pergunto isto pois não sei se posso usar a vírgula depois de Vargas na oração abaixo:
«Quem gostou da notícia da pavimentação foi o morador Alexandro Sidney Kmiecik, que reside na Getúlio Vargas, há quatro anos.»
Se for considerado um adjunto adverbial, acredito que sim, por serem dois adjuntos na sequência, mas, se for visto como um complemento do verbo, não.
Podem me esclarecer? Obrigada!
Resposta:
O complemento do verbo residir é apenas o locativo «na Getúlio Vargas», pois é obrigatório à interpretação desse verbo («residir onde?»).
Por sua vez, a expressão «há quatro anos» é um adjunto adverbial, pois tem um valor opcional na frase (a sua omissão não gera agramaticalidade).
Todos os constituintes de uma frase que não são obrigatórios podem ser separados por vírgula, pelo que o adjunto adverbial «há quatro anos» pode ser separado por vírgulas: «Reside, há quatro anos, na G. V.» ou «Reside na G. V., há quatro anos».