Textos publicados pela autora
«Fazer bem»: análise sintática
Pergunta: Na frase «o tomate faz bem à saúde», o advérbio bem terá a função de complemento oblíquo – o verbo é transitivo. Porém, na frase «sinto-me bem ao comer salada de tomate», o advérbio terá a função de predicativo do sujeito, já que se trata de um verbo copulativo. Estou a pensar certo?
Obrigado.Resposta: O verbo fazer, à semelhança de outros verbos, pode ocorrer em diferentes estruturas sintáticas:
– Verbo transitivo direto:
a) «A cozinheira fez uma...
A sintaxe de nascer
Pergunta: Na frase «ele nasceu em 1952», o sintagma preposicional («em 1952») deverá ser considerado complemento oblíquo, ou modificador do grupo verbal?Resposta: O verbo nascer é um verbo intransitivo, ou seja, não seleciona qualquer complemento, pelo que a expressão preposicional com valor temporal «em 1952» deverá ser considerada um modificador verbal. A sua omissão não gera agramaticalidade na frase: «Ele nasceu.»
Eis alguns exemplos de verbos que partilham as mesmas propriedades do verbo...
"Fabulástico"
Pergunta: Tenho ouvido a palavra "fabulástico", mas não a encontro nos dicionários. É correta a sua utilização?
Obrigada.Resposta: A forma «fabulástico» resulta de uma amálgama entre os adjetivos fabuloso e fantástico. Este é um processo muito produtivo na língua, por exemplo: informática = informação + automática; motel = motor + hotel;...
A sintaxe de vir
Pergunta: Na frase «O Rui veio com a irmã de autocarro», estamos na presença de dois complementos oblíquos?Resposta: O verbo vir rege um complemento preposicional com o valor semântico de origem (lugar de onde):
(1) «O Rui veio da faculdade.»
Na ausência deste complemento, pode considerar-se que o meio de transporte o poderá substituir. Assim, na frase apresentada, estamos perante um complemento oblíquo apenas, desempenhado pela expressão «de autocarro».
O grupo preposicional «com a irmã»,...
Precariedade... por mais que haja quem a ponha em causa
