Pergunta:
Estou a preparar um exercício onde peço que os alunos completem um acróstico de verbos, iniciados por cada uma das 23 letras do alfabeto. Estou com dificuldades em encontrar um verbo começado por x... As alternativas são palavras brasileiras. Podem ajudar-me?
Obrigada.
Resposta:
São poucas as ocorrências, pelo que revemos também verbos da variante brasileira.
No português brasileiro há, pelo menos, três verbos correntes: xerocar [xeroxar, xerocopiar] (equivalente ao fotocopiar do português europeu), xingar (insultar ou proferir palavras insultuosas) e xeretar [xeretear] (intrometer-se ou procurar saber tudo).
No português europeu, o Portal da Língua regista xinar, verbo próprio do calão que significa «atingir com um faca; esfaquear», e também xonar1, outro verbo do calão que significa «dormir».
No Dicionário de Calão, de Albino Lapa, temos o verbo xadrezar com o sentido de «iludir, engrampar, embarrilar».
No Dicionário de Transmontanismos, de Adamir Dias e Manuel Tender, surge xurdir como sinónimo de «trabalhar assiduamente», enquanto o Dicionário de Falares dos Açores, de J. M. Soares de Barcelos, tem xardar como equivalente de «tostar»; e, tal como no português brasileiro, xingar como equivalente não só de «insultar», mas também de «aborrecer, bater». A título de curiosidade, xingar tem origem no quimbundo xinga, com o significado de «insultar, ofender, blasfemar».
1 O Dicionário Priberam regista este verbo como chonar, mas no Dicionário de Calão, de Albino Lapa, está atestado xoina como o estado de adormecimento ou o a...