Pergunta:
Na construção da frase «A reunião contou com a presença de diretores, funcionários e demais membros da empresa», devo dizer «a presença» em lugar de «as presenças», mesmo se tratando de diversas pessoas? Por quê?
Resposta:
É também possível dizer «A reunião contou com as presenças de diretores, funcionários e demais membros da empresa», mas temos um conhecimento intuitivo de que esta frase é diferente daquela que o consulente apresenta.
Aquilo que parece suceder é que, à semelhança dos nomes coletivos, como turma ou esquadra, o especificador a indica a singularidade e a unicidade do designado. Dito de outra forma, ao referir «a presença de X, Y e Z», os complementos do nome são tomados como um conjunto, enquanto, se disser «as presenças de X, Y e Z», estou a considerar individualmente cada complemento como parte do conjunto.
Será por isso, talvez, que no primeiro caso não seja possível utilizar quantificadores existenciais como alguma antes do núcleo, ao passo que o quantificador já será admissível no segundo caso, mesmo sendo uma construção atípica; será também possível colocar antes do núcleo os quantificadores que indicam pluralidade, como inúmeras, muitas, várias, diversas, diferentes, bastantes, poucas1.
1) *«A reunião contou com alguma presença de diretores, funcionários e demais membros da empresa.»
2) ?«A reunião contou com algumas/muitas/bastantes presenças de diretores, funcionários e demais membros da empresa.»
3) «A reunião contou com umas quantas presenças de diretores, funcionários e demais membros da empresa.»
1 O asterisco indica "agramaticalidade"; o ponto de interroga...