Textos publicados pela autora
Antítese vs. paradoxo
Pergunta: Após ter lido várias definições de antítese e paradoxo, inclusivamente as vossas, gostaria que, se possível, me explicassem a razão pela qual se considera que nos versos de Camões «Amor é um fogo que arde sem se ver/ É ferida que dói e não se sente/ É um contentamento descontente/ É dor que desatina sem doer» esteja presente a antítese e não o paradoxo, como afirmam diversas análises do poema camoniano. Não existe, então, contradição dentro do próprio elemento, nos versos transcritos?Resposta: Antítese, oximoro e...
"Enfezar o carnaval": etimologia
Pergunta: Procuro, há muito tempo, a etimologia de enfezar o/no carnaval», termo usado para exprimir algo como pular, brincar durante as festas de Carnaval, significado bem diferente do que aparece em dicionários (irritar-se, impacientar-se, tornar raquítico.)
Algo relacionado com «fezes»?Resposta: Se o estudo da origem das palavras por vezes apresenta dificuldades, o de frases ou expressões feitas ainda é mais complexo e perde-se na memória dos homens. Pode haver o seu registo contextualizado, o que...
"Queísmo"
Pergunta: Gostaria de saber se em língua portuguesa é possível afirmar que o uso excessivo do "que" na escrita pode ser denominado "queísmo".Resposta: Não, não tenho conhecimento da existência dessa palavra e não a encontrei registada em nenhuma obra da especialidade nem em nenhum dicionário, nem mesmo o mais recente (lançado há 15 dias), o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia de Ciências de Lisboa....
Ensino / instrução
Pergunta: Quais são as diferenças entre ensino e instrução?
Agradeço pela atenção.Resposta: Ensino e instrução são termos que, em determinados contextos, podem ser usados como sinónimos, designadamente quando se pretende referir a transmissão de conhecimentos. Têm, porém, valores diferentes, não só conotativos como denotativos.
Ensino é um substantivo formado a partir do verbo ensinar, este proveniente do latim insignare, com o significado de "pôr uma marca, assinalar, distinguir, designar"....
Adjectivo enorme: grau
Pergunta: Sou professora de Língua Portuguesa do 2.º ciclo. Dúvida: O adjectivo "enorme" está no grau normal? Se sim, em que graus pode ser utilizado?Resposta: O adjectivo enorme está no grau normal. Provém do latim enormis, e (e- + norma), que significava saído da norma, irregular, desmesurado, muito grande. Em português, é normalmente utilizado nas duas últimas acepções. Não flexiona em grau, porque o seu sentido não admite variação de intensidade....
