Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Ver Braga por um canudo
Gostaria de saber qual a origem da expressão "ver Braga por um canudo".
Grata pela atenção.
Helena Estevens Portugal 5K
Várias são as expressões conhecidas relacionadas com o prestígio da cidade de Braga.
"Ver Braga por um canudo" é uma delas. Significa não alcançar o que se deseja, querer algo e não o conseguir, ver frustradas as expectativas, ficar logrado, enganado, ludibriado.
Não tendo conhecimento de qualquer ocorrência que esteja na origem da expressão, apenas a interpreto a partir das palavras que a compõem.
Braga foi (é) cidade de grande nomeada, sede de arcebispado, com importância reconhecida em todo o país. É natural, pois que ir a Braga, estar em Braga, pertencer à cidade de Braga, fosse almejado pelas pessoas em geral que conheciam a fama da cidade.
Canudo é termo que designa o óculo de alcance que permite ver algo que está a uma grande distância. Quando se vê algo por um canudo significa que não se está ao pé, que isso está longe, fisicamente inacessível.
Assim, Braga, com o valor metafórico de algo de muito bom, cobiçado, desejado, surge como inalcançável, e de uma forma ainda mais frustrante, porque se sabe que existe, se vê de longe, havendo a percepção da existência, mas não a posse.
M.R.M.R.