Várias são as expressões conhecidas relacionadas com o prestígio da cidade de Braga.
«Ver Braga por um canudo» é uma delas. Significa não alcançar o que se deseja, querer algo e não o conseguir, ver frustradas as expectativas, ficar logrado, enganado, ludibriado.
Não tendo conhecimento de qualquer ocorrência que esteja na origem da expressão, apenas a interpreto a partir das palavras que a compõem.
Braga foi (é) cidade de grande nomeada, sede de arcebispado, com importância reconhecida em todo o país. É natural, pois que ir a Braga, estar em Braga, pertencer à cidade de Braga, fosse almejado pelas pessoas em geral que conheciam a fama da cidade.
Canudo é termo que designa o óculo de alcance que permite ver algo que está a uma grande distância. Quando se vê algo por um canudo significa que não se está ao pé, que isso está longe, fisicamente inacessível.
Assim, Braga, com o valor metafórico de algo de muito bom, cobiçado, desejado, surge como inalcançável, e de uma forma ainda mais frustrante, porque se sabe que existe, se vê de longe, havendo a percepção da existência, mas não a posse.
Cf. Ainda «Ver Braga por um canudo» + “És de Braga?” Ou estás a vê-la por um “canudo”? Dizeres de Braga inspiram postais