v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
v
v
2K

v

 
Textos publicados pelo autor
Frases emblemáticas que foram ditas pelos nossos reis e rainhas
Ou talvez não!
Por Paulo Neves da Silva

A obra Frases emblemáticas que foram ditas pelos nossos reis e rainhas, da autoria de Paulo Neves da Silva e editada em 2020 pela Manuscrito, reúne expressões, mais ou menos conhecidas, ditas por diferentes monarcas portugueses. 

Neste livro são-nos apresentadas frases – muitas fictícias e outras lendárias – dos muitos reis e rainhas portugueses que se fazem acompanhar do devido enquadramento histórico. As mesmas estão organizadas de acordo com uma estrutura temática – 16 capítulos no total  e, dentro de cada estrutura, por ordem cronológica.

Assim, pode encontrar-se no capítulo 1 – «Frases emblemáticas»: «São rosas, senhor» (pag. 13), palavras da rainha Santa Isabel ao rei D. Dinis; a célebre frase de D. Luísa de Gusmão «Antes rainha por uma hora do que duquesa toda a vida» (pág. 16) que é, na realidade, «Melhor morrer reinando do que servindo»; e «os homens são animais selvagens» (pág. 19), frase que terá sido dita por D. Maria II.

«A liberdade real só há de perder-se com a vida», palavras de D. Sebastião «ao ser aconselhado a render-se na Batalha de Alcácer Quibir e a entregar a sua espada aos vencedores» (pág. 43), é uma citaç...

Estudos Linguísticos
Vol. I Linguística Histórica e História da Língua Portuguesa; Vol. II Dialetologia, Sociolinguística e Línguas em Contacto
Por Clarinda de Azevedo Maia

Nas áreas da história da língua e da dialetologia, Clarinda de Azevedo Maia (n. 1939) é, em Portugal, um dos nomes mais destacados, com projeção académica além-fronteiras. A sua História do Galego-Português (1986) é disso excelente exemplo. Com a publicação de Estudos Linguísticos pela Imprensa da Universidade de Coimbra, em 2022, fica mais acessível a «quase totalidade dos artigos até à data publicados e que se encontram dispersos em revistas, obras coletivas e atas de congressos e outros eventos científicos» (Introdução, vol. I, p. 9).

O primeiro volume abrange a linguística histórica e a história da língua portuguesa e constitui uma coleção de 32 estudos em que se distinguem de alguma forma seis áreas de intervenção da autora: o estatuto académico e teórico dos estudos de história da língua; a Idade Média e a relação histórica do português com o galego; o desenvolvimento do discurso metalinguístico sobre o português a partir do século XVI; a fonética e a fonologia históricas do português; a história do léxico do português, com especial atenção dada à questão da perda lexical; e um grupo final de estudos dedicados a temas variados, incluindo um artigo sobre a grande filóloga Carolina Michaëlis de Vasconcelos (1851-1925).

O segundo volume, mais reduzido mas não menos interessante e sugestivo pelas pistas que continua a facultar, compreende 12 estudos dedicados a questões da variação sincrónica do português na contemporaneidade: dialetologia, incluindo um conhecido estudo sobre os dialetos algarvios – "Os falares do Algarve...

Português Língua Não Materna
Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica
Por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza.

Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del OlmoSílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza.

Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Apresenta-se assim a visão dos diferentes tipos de ensino nos diferentes contextos em que ocorre, numa perspetiva de língua pluricêntrica.

Esta coletânea encontra-se dividida em três grandes partes: Português no espaço das Américas, com seis artigos; Português no espaço europeu, com oito artigos; e Português noutras latitudes, constituído por quatro artigos. Na primeira secção encontram-se artigos de autores que se encontram a trabalhar na Argentina, no Canadá, na Colômbia, nos Estados Unidos da América, no Uruguai e na Venezuela. Na segunda parte incluem-se textos provindos da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra, da Itália, do Luxemburgo, da Roménia e da Suíça. Por fim, incluem-se artigos alusivos ao ensino-aprendizagem na Austrália, no Japão, em Marrocos e na Rússia, na última parte.

Esta divisão estratégica oferece uma perspetiva panorâmica e atua...

Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
Por Rui A. Alves, Isabel Leite

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências é uma publicação da Fundação Belmiro de Azevedo, editado por Rui A. AlvesIsabel Leite e coordenado por Carlos Nadalim. Reúne um conjunto de textos que abordam assuntos relacionados com a política da leitura, a formação de professores e os contributos trazidos pela investigação em neurociências, psicolinguística e linguística, para uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura. O seu objetivo principal é contribuir para a formação dos profissionais que atuam na área da alfabetização, uma vez que, segundo os editores desta obra, «o ensino da leitura e da escrita baseado em evidências pressupõe um reconhecimento triplo e a conformidade com um conjunto de princípios que garantem que o ensino decorre de forma eficaz, eficiente e significativa» (pág. 2).

Em termos estruturais, o manual está organizado em quatro partes, distribuídas por 23 capítulos, que abordam temáticas relacionadas com a leitura e o seu ensino, mas que não se circunscrevem às descobertas e investigação na área da psicolinguística, abordando e discutindo também assuntos relacionados com a política da leitura e com a formação de professores. Para além disto, esta publicação também contextualiza descobertas científicas, explicando as suas implicações para a prática pedagógica e dando exemplos concretos de atividades e materiais a utilizar na sala de aula.

A primeira parte (parte A) do manual é dedicada às noções fundamentais sobre o ensino d...

Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto
Homenagem à Professora Fátima Oliveira, número especial
Por Centro de Linguística da Universidade do Porto

A revista Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, uma publicação digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), dedicou, em novembro de 2022, um número especial (volume 2) in honorem a Fátima Oliveira, docente na FLUP e linguista especializada em semântica formal.

A professora universitária homenageada é investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto e no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. O seu trabalho de investigação incide nas áreas da semântica formal em interface com a sintaxe, a pragmática e a fonologia, e ainda na área do português como língua segunda. 

Os artigos presentes nesta publicação – um total de 16 – abordam tópicos diversos, entre os quais se contam o sufixo -inho, os valores de certos esquemas conceptuais associados ao discurso e aos textos, o verbo poder e a situação linguística de Cabo Verde.

Assim, no artigo intitulado "Valores e usos do diminutivo -inho no Português Europeu e no Português do Brasil", Graça Rio-Tor...