v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
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Textos publicados pelo autor
Português Língua Não Materna
Contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica
Por Francisco Calvo del Olmo, Sílvia Melo-Pfeifer, Sweder Souza.

Português Língua Não Materna: contextos, estatutos e práticas de ensino numa visão crítica é uma obra editada pela Universidade do Porto (U.Porto Press) e organizada por Francisco Calvo del OlmoSílvia Melo-Pfeifer e Sweder Souza.

Como o título antecipa, é um livro que tem por objetivo discutir questões de ensino e aprendizagem de Português Língua Não Materna. Língua Não Materna (PLNM), área que aqui se desdobra em Língua de Acolhimento, Língua de Herança, Língua Adicional, Língua Segunda e Língua Estrangeira. Apresenta-se assim a visão dos diferentes tipos de ensino nos diferentes contextos em que ocorre, numa perspetiva de língua pluricêntrica.

Esta coletânea encontra-se dividida em três grandes partes: Português no espaço das Américas, com seis artigos; Português no espaço europeu, com oito artigos; e Português noutras latitudes, constituído por quatro artigos. Na primeira secção encontram-se artigos de autores que se encontram a trabalhar na Argentina, no Canadá, na Colômbia, nos Estados Unidos da América, no Uruguai e na Venezuela. Na segunda parte incluem-se textos provindos da Alemanha, da Espanha, da França, da Inglaterra, da Itália, do Luxemburgo, da Roménia e da Suíça. Por fim, incluem-se artigos alusivos ao ensino-aprendizagem na Austrália, no Japão, em Marrocos e na Rússia, na última parte.

Esta divisão estratégica oferece uma perspetiva panorâmica e atua...

Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências
Por Rui A. Alves, Isabel Leite

O manual Ensino da Leitura e da Escrita Baseado em Evidências é uma publicação da Fundação Belmiro de Azevedo, editado por Rui A. AlvesIsabel Leite e coordenado por Carlos Nadalim. Reúne um conjunto de textos que abordam assuntos relacionados com a política da leitura, a formação de professores e os contributos trazidos pela investigação em neurociências, psicolinguística e linguística, para uma melhor compreensão da aprendizagem da leitura. O seu objetivo principal é contribuir para a formação dos profissionais que atuam na área da alfabetização, uma vez que, segundo os editores desta obra, «o ensino da leitura e da escrita baseado em evidências pressupõe um reconhecimento triplo e a conformidade com um conjunto de princípios que garantem que o ensino decorre de forma eficaz, eficiente e significativa» (pág. 2).

Em termos estruturais, o manual está organizado em quatro partes, distribuídas por 23 capítulos, que abordam temáticas relacionadas com a leitura e o seu ensino, mas que não se circunscrevem às descobertas e investigação na área da psicolinguística, abordando e discutindo também assuntos relacionados com a política da leitura e com a formação de professores. Para além disto, esta publicação também contextualiza descobertas científicas, explicando as suas implicações para a prática pedagógica e dando exemplos concretos de atividades e materiais a utilizar na sala de aula.

A primeira parte (parte A) do manual é dedicada às noções fundamentais sobre o ensino d...

Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto
Homenagem à Professora Fátima Oliveira, número especial
Por Centro de Linguística da Universidade do Porto

A revista Linguística: Revista de Estudos Linguísticos da Universidade do Porto, uma publicação digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), dedicou, em novembro de 2022, um número especial (volume 2) in honorem a Fátima Oliveira, docente na FLUP e linguista especializada em semântica formal.

A professora universitária homenageada é investigadora no Centro de Linguística da Universidade do Porto e no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. O seu trabalho de investigação incide nas áreas da semântica formal em interface com a sintaxe, a pragmática e a fonologia, e ainda na área do português como língua segunda. 

Os artigos presentes nesta publicação – um total de 16 – abordam tópicos diversos, entre os quais se contam o sufixo -inho, os valores de certos esquemas conceptuais associados ao discurso e aos textos, o verbo poder e a situação linguística de Cabo Verde.

Assim, no artigo intitulado "Valores e usos do diminutivo -inho no Português Europeu e no Português do Brasil", Graça Rio-Tor...

Dicionário da Língua Portuguesa Medieval
Por João Malaca Casteleiro, Maria Francisca Xavier, Maria de Lurdes Crispim

Num artigo publicado em 20021, o filólogo e linguista Telmo Verdelho, falando de dicionários especializados em linguística, considerava que «a história da língua [suscitara] um bom número de trabalhos de índole lexicográfica», mas esperava também que «que os recursos técnicos da moderna lexicografia tragam a este domínio, uma rápida melhoria de produção, em quantidade e qualidade e um fácil acesso aos materiais elaborados».

Duas décadas depois, o lançamento do Dicionário da Língua Portuguesa Medieval (DLPM) vai ao encontro dessa expetativa. Publicado em 2022 pela Editorial Caminho, é o resultado de um projeto que, no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa, teve como investigadoras responsáveis Maria Francisca Xavier (1944-2019) e Maria de Lurdes Crispim, que o desenvolveram entre 2004 e 2007, com a colaboração de João Malaca Casteleiro (1936-2020), do Instituto de Lexicologia e Lexicografia da Língua Portuguesa da Academia das Ciências de Lisboa.

Para a elaboração do DLPM, foi sem dúvida essencial a exper...

<i>Platô</i>, número 9
Desafios político-linguísticos para o português, língua pluricêntrica.
Por Centro de Linguistica da Universidade do Porto

A revista Plâto, uma publicação digital do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), dedica o seu número 9 (volume 5 de 2022) ao tema «Nível lexical: as palavras e os termos. Desafios político-linguísticos para o português, língua pluricêntrica». Esta edição é composta por comunicações proferidas no âmbito da mesa-redonda «A língua portuguesa no espaço dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP)», realizada por ocasião da II Formação das Terminologias Científicas e Técnicas Comuns (TCTC) que aconteceu em Brasília.

Os artigos presentes nesta publicação exploram diferentes temáticas relacionadas com a Língua Portuguesa (LP), nomeadamente a importância das terminologias em português para a tradução e interpretação na União Europeia, a descrição sociolinguística de países como Cabo Verde ou São Tomé e Príncipe, no âmbito dos quais o contacto da LP com outras línguas africanas gerou os crioulos, e ainda algumas considerações sobre as políticas linguísticas adotadas pelos países de língua oficial portuguesa nos últimos anos. No fundo, os textos que compõem este número apresentam, tal como assinala na apresentação Incanha Intumbo (Diretor Executivo do IILP), «diferentes aspetos da LP, reveladoras das dinâmicas resultantes das interações da mesma com as realidades linguísticas e sociais dos EM, provando que o contacto linguístico tem promovido um maior enriquecimento da LP, que a variação é uma realidade na LP e que o compromisso de promoção e difusão da nossa língua, nas suas diferentes formas ...