Rita Gonçalves - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Rita Gonçalves
Rita Gonçalves
280

Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa. Desenvolve investigação sobre contacto de línguas e sintaxe das variedades africanas do português.

 
Textos publicados pelo autor
Novas dinâmicas do português
A África atlântica e o Brasil
Por Carlos Filipe Guimarães Figueiredo, Rita Gonçalves, Tjerk Hagemeijer, Márcia Santos Duarte de Oliveira

O livro Novas Dinâmicas do Português. A África Atlântica e o Brasil (2022), publicado da Livraria Atlântico com o patrocínio do Instituto Politécnico do Libolo (Cuanza Sul, Angola), reúne um conjunto de onze estudos sobre fenómenos linguísticos atualmente observáveis em cinco países – Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola e Brasil –, os quais partilham marcas do passado colonial português, durante o qual se registaram importantes fenómenos de contacto linguístico, como seja a génese de várias línguas crioulas.

O volume, coordenado pelos linguistas Carlos Filipe Guimarães Figueiredo, Rita Gonçalves, Tjerk Hagemeijer e Márcia Oliveira, reparte-se por cinco secções, que são «uma demonstração da capacidade e necessidade de adaptação da língua portuguesa a ecologias linguísticas distintas» (ver sinopse da promoção editorial). A primeira, dedicada a Angola, é  constituída por três artigos, um sobre o impacto do quimbundo no léxico do português da cidade de Luanda – são especialmente interessantes os quimbundismo sufixados com morfemas do português, como quilapista, «caloteiro», alembamento, «dote» ou sabular, «falar à toa» – e dois sobre a entoação e a interação e...