v - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
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Textos publicados pelo autor
Estudos em Gramática, Texto e Discurso
Linha d'Água, v. 36, n.º 2
Por AA. VV.

Este número da revista Linha d'Água, publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, compreende uma seleção dos trabalhos apresentado na GRATO 2021 – 7.ª Conferência internacional em Gramática & Texto, realizada em 18 e 20/11/2021 pelo Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. A escolha dos textos coube a várias investigadoras integradas do CLUNL, que também figuram como autoras neste volume.

Como se pode ler na apresentação, «os textos selecionados para este número correspondem a um enquadramento das relações entre gramática e texto/discurso como um espaço de convergência, assim congregando-se um conjunto de propostas que, ora partem de fenómenos linguísticos locais para melhor compreender os textos/discursos, ora viabilizam, a partir de configurações textuais/discursivas, uma melhor compreensão do funcionamento da língua sob diferentes pontos de vista – pragmático, semântico e morfossintático».

Também como se sublinha no editorial, de grande clareza, conferindo unidade imediata à recolha, o volume organiza-se em três eixos temáticos: "Relações e interações entre Gramática e Texto", "Entre facto e opinião – configurações gramaticais, discursivas e textuais" e "Didática e literacia em Gramática e Texto". Ao primeiro eixo temático pertencem quatro artigos, todos relacionados com a relação entre gramática e texto em diferentes áreas de ensino (do básico ao universitário): Abordagem dos gêneros de texto nas questões de língua portuguesa do Enem; Encruzilhadas do Artigo Científico: língua, plano de texto, tempos verbais e voz autoral;

No Meu Bairro
As diferenças que unem: um livro sobre inclusão e diversidade
Por Lúcia Vicente, Tiago M.

O livro infantil No Meu Bairro, de Lúcia Vicente, com ilustração de Tiago M., é uma edição Nuvem de Letras, com a chancela do grupo editorial Penguin Random House. Nele a autora conta, em verso, as histórias de 12 crianças que têm em comum o facto de serem diferentes do que é considerado o padrão normal em sociedade. Este facto permite à autora abordar temas relacionados com «a diversidade de género, familiar, racial ou de credo religioso» (p. 7), com o objetivo de contribuir quer para a discussão pedagógica destes temas quer para a normalização do que é visto como diferente.

Este livro tem a particularidade de ser o primeiro a ser editado em Portugal com recurso ao sistema ELU. Trata-se de um sistema de adequação a uma linguagem que busca ser inclusiva ao esbater as diferenças linguísticas entre masculino e feminino por meio da construção de uma linguagem neutra que possibilita a inclusão no discurso de pessoas não-binárias, de género neutro ou de género indeterminado.

Em traços gerais, o sistema ELU, para marcar o género ...

Teoria discursiva em diálogo
Perspetivas e análises
Por Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira Santos, Carla Marques, Célia Barbeiro

A obra Teoria discursiva em diálogo: perspetivas e análises, da Grácio Editor, em acesso livre, é uma publicação conjunta de sete autores: Paulo Nunes da Silva, Luís Filipe Barbeiro, Fausto Caels, Carlos A. M. Gouveia, Joana Vieira SantosCarla Marques e Célia Barbeiro, um grupo de investigadores que integra o grupo de I&D Discurso e Práticas Discursivas Académicas (DPDA), pertencente ao centro de investigação CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. O objetivo desta publicação centra-se, tal como anuncia o título, na exploração de um diálogo possível entre diferentes teorias discursivas. Por meio de artigos escritos a duas ou três mãos, os investigadores propõem reflexões e análises que partem de quadros teóricos como o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional ou a

Os Dias da Semana
Por Pedro Cotrim, Soraia Oliveira

Um livro dirigido às crianças que visa explicar uma peculiaridade da denominação dos dias da semana em português1. O texto é de Pedro Cotrim e as ilustrações de Soraia Oliveira, nesta publicação de 2023 da Centro Atlântico, um editora sediada em Vila Nova de Famalicão.

Conta-se a história de um rapazinho, o Raul, que, estando a elaborar um calendário num domingo, é surpreendido pelo Sol, depois, no dia seguinte, pela Lua, na terça, por Marte, na quarta, por Mercúrio, na quinta, por Júpiter, na sexta, por Vénus, e no sábado por Saturno. A visita de todos estes astros, sete ao todo, define a repartição da primeira parte do livro, na qual se revela como na maioria das línguas românicas e nas línguas germânicas – com atenção especial para o inglês – os nomes do dias da semana têm origem nos nomes dos antigos deuses pagãos romanos e nórdicos. Este primeiro momento fecha com duas perguntas: «Porque é que [em português] dizemos "sábado", "domingo", "segunda", "terça", "quarta", "quinta" e "sexta"? Também são nomes de deuses?»

A segunda parte do livrinho desvenda o mistério: os nomes da semana do português remontam aos tempos do Reino Suevo, que ocupou nos séculos V e VI toda a Galécia e o norte da Lusitânia e devem-se à ação de S. Martinho de Dume (518?-579). Esta figura veio da antiga província romana da Panónia, que hoje corresponde a territórios da Hungria, da Áustria,...

Português Já – Iniciação
Por Diana Oliveira

Português Já – Iniciação é uma manual destinado à prática da gramática e vocabulário na aprendizagem do português como língua estrangeira, publicado pela Porto Editora e da criação intelectual de Diana Oliveira. As propostas didáticas deste livro foram especialmente pensadas para quem, por motivos académicos ou profissionais, tenciona aprofundar e consolidar os seus conhecimentos gramaticais e lexicais ao mesmo tempo que desenvolve as suas competências comunicativas. Este volume insere-se no projeto Português mais perto, uma plataforma da Porto Editora, apoiada pelo Instituto Camões, que reúne um conjunto de materiais e aulas interativas para aprendentes de português como língua não materna dos diferentes níveis de proficiência.

Em termos estruturais, o manual está organizado em 28 unidades com exercícios diversificados de gramática e léxico, incluindo ainda atividades de compreensão do oral. Ao longo do livro, acompanham-se duas personagens, os amigos João e Izabela, que vivem várias situações comunicativas do quotidiano, como por exemplo uma ida às compras. Através destes contextos comunicativos são introduzidos, de modo contextualizado, os conteúdos gramaticais e lexicais do nível de iniciação.

Cada unidade é iniciada por um diálogo exemplificativo do uso de uma determinada estrutura gramatical. Depois, é apresentada uma breve explicação do funcionamento dessa estrutura, acompanhada de exercícios de aplicação. O vocabulário relacionado com a situação comunicativa explorada na unidade é didatizado a seguir. No final de cada unidade, são aprese...