F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010) - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010)
F. V. Peixoto da Fonseca (1922-2010)
114K

Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca (Lisboa, 1922 – Lisboa, 2010) Dicionarista, foi colaborador da Enciclopédia Portuguesa e Brasileira e da atualização do Dicionário de Morais, membro do Comité International Permanent des Linguistes e da Secção de História e Estudos Luso-Árabes da Sociedade de Geografia de Lisboa, sócio de Honra da Sociedade da Língua Portuguesa e da Academia Brasileira de Filologia. Antigo decano dos professores do Colégio Militar, era licenciado, com tese, em Filologia Românica, distinguido com a Ordre des Palmes Académiques. Autor de várias obras de referência sobre a língua portuguesa, entre as quais O Português entre as Línguas do Mundo, Noções de História da Língua Portuguesa, Glossário etimológico sobre o português arcaico, Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses, O Português Fundamental e O Ensino das Línguas pelos Métodos Audiovisuais e o Problema do Português Fundamental. Outros trabalhos: aqui.

 
Textos publicados pelo autor

Pergunta:

Gostaria de saber a pronúncia correcta para o plural de horto.

Resposta:

Com o aberto, como portos, tortos, mortos, etc.

Pergunta:

Qual a forma correcta de pronunciar a palavra hangar? "Hângar" ou "hangár"?

Resposta:

Pronuncia-se hangar (aguda), como em francês, a língua veicular que a recebeu do inglês.

Pergunta:

Pertenço a grupo musical que se dedica exclusivamente à música medieval e renascentista. Sendo eu a cantora, deparo-me constantemente com problemas no campo da fonética.

De entre o nosso reportório, posso destacar as Cantigas de Santa Maria (Afonso X de Castela) e as Cantigas de D. Dinis (Pergaminho Sharrer), ambas em galaico-português.

Qual a fonética a adoptar é a minha constante dúvida.

Devemos optar por uma leitura mais próxima do latim, do galego, ou do português?

Existe algum estudo especificamente sobre isso?

Quem posso contactar?

Desde já o meu agradecimento pela atenção dispensada.

Resposta:

A pronúncia das cantigas apontadas é mais próxima do galego actual que do português. Leia Das Origens da Poesia Lírica em Portugal na Idade Média e Lições de Literatura Portuguesa, ambas da autoria do prof. Manuel Rodrigues Lapa.

Pergunta:

Já me tinha apercebido do uso corrente do termo "salganhada" por variadas pessoas, no entanto, recentemente, encontrei-a escrita num artigo de um prestigiado jornalista.

A minha dúvida é: esta versão com «nh» também é correcta? Sendo o termo correcto, também é sinónimo de confusão ou trapalhada, ou tem um significado completamente diferente?

Muito grata.

Resposta:

Salgalhada é a única forma registada no Vocabulário da Língua Portuguesa, de Francisco Rebelo Gonçalves. Quem emprega a forma nh fá-lo com o mesmo sentido da primeira.1

1 N. E.: Recomenda-se salgalhada. É certo que o Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, da Academia das Ciências de Lisboa, regista salganhada como o mesmo que salgalhada. Observe-se, contudo, que outros dicionários gerais publicados em Portugal (Dicionário da Língua Portuguesa 2009, da Porto Editora, e Grande Dicionário da Língua Portuguesa, de José Pedro Machado) não consignam salganhada. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (2009) da Porto Editora apenas acolhe salgalhada. Guilherme Augusto Simões, por seu lado, no Dicionário de Expressões Populares Portugueses, acolhe salgalhada, embora no respectivo verbete se mencione salganhada, com a indicação de que Alfredo Augusto Lopes atesta esta forma em Termos de Calão e Gíria Portuguesa (1938). Tudo aponta para salganhada, apesar de ter uso em português europeu e se encontrar documentada desde há pelo menos 70 anos, constituir uma variante marginal de salgalhada, forma mais antiga, atestada pelo menos desde meados...

Pergunta:

«Primeira olimpíada», ou «primeiras olimpíadas»?

Resposta:

Olimpíadas é o mesmo que «jogos olímpicos». Olimpíada é o período de quatro anos decorridos entre duas celebrações consecutivas dos jogos olímpicos.

CfBreaking, nova modalidade olímpica