Este Glossário Etimológico das Crónicas Portuguesas dos Portugaliae Monumenta Historica, da autoria do nosso ilustre consultor Prof. Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, é o registo vocabular da colecção de crónicas, quer em português quer em latim, do volume Scriptores da colecção Portugaliae Monumentae Historica, publicado desde 1846 pela Academia das Ciências de Lisboa, sob a direcção do historiador Alexandre Herculano. Integrando os vocábulos comuns e os nomes próprios originais da nossa língua no decurso da Idade Média, em edição do autor (Lisboa, 2001), ela vem preencher o que o próprio define como «uma grande lacuna na filologia portuguesa»: a inexistência, ainda, de um Dicionário da Língua Portuguesa Arcaica.
Outras obras de Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca: Método Prático da Língua Romena (Lisboa, 1994. Reedição anastática em 1963), Chave dos Exercícios do Método Prático da Língua Romena (Lisboa, 1955), Diccionnaire Français-Portugais/Dicionário Francês-Português (Paris, Larousse, 1957. Numerosas reedições), Noções de História da Língua Portuguesa (Lisboa, Clássica Editora, 1959), Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses (Lisboa, Clássica Editora, 1961. 2.ª edição, corrigida e aumentada em 1971), Vademecum do Estudante de Francês (Lisboa, Didáctica, 1961), Dicionário Universal Francês-Português/Português-Francês (Berlim, Langenscheidt, 1965. Várias reedições), O Português Fundamental (1.º Grau Provisório, Lisboa, Divul, 1966), Textos Literários Seiscentistas (Coimbra, Coimbra Editora, 1967), Vocabulário do Francês Fundamental e de Iniciação na Crítica e na Explicação Literária (Lisboa, Bertrand, 1967), História e Situação da Língua Portuguesa no Mundo (Lisboa, Colégio Militar, 1979), O Português entre as Línguas do Mundo (Situação. História. Variedades. Coimbra, Almedina, 1985), Crónica da Tomada de Lisboa (Lisboa, 1995) e Crónicas Breves e Memórias Avulsas de S. Cruz de Coimbra (Lisboa, 2000).
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações