Glossário etimológico sobre o português arcaico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Glossário etimológico sobre o português arcaico
Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca
Edição de autor, 2001 3K

Este Glossário Etimológico das Crónicas Portuguesas dos Portugaliae Monumenta Historica, da autoria do nosso ilustre consultor Prof. Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca, é o registo vocabular da colecção de crónicas, quer em português quer em latim, do volume Scriptores da colecção Portugaliae Monumentae Historica, publicado desde 1846 pela Academia das Ciências de Lisboa, sob a direcção do historiador Alexandre Herculano. Integrando os vocábulos comuns e os nomes próprios originais da nossa língua no decurso da Idade Média, em edição do autor (Lisboa, 2001), ela vem preencher o que o próprio define como «uma grande lacuna na filologia portuguesa»: a inexistência, ainda, de um Dicionário da Língua Portuguesa Arcaica.

Outras obras de Fernando Venâncio Peixoto da Fonseca: Método Prático da Língua Romena (Lisboa, 1994. Reedição anastática em 1963), Chave dos Exercícios do Método Prático da Língua Romena (Lisboa, 1955), Diccionnaire Français-Portugais/Dicionário Francês-Português (Paris, Larousse, 1957. Numerosas reedições), Noções de História da Língua Portuguesa (Lisboa, Clássica Editora, 1959), Cantigas de Escárnio e Maldizer dos Trovadores Galego-Portugueses (Lisboa, Clássica Editora, 1961. 2.ª edição, corrigida e aumentada em 1971), Vademecum do Estudante de Francês (Lisboa, Didáctica, 1961), Dicionário Universal Francês-Português/Português-Francês (Berlim, Langenscheidt, 1965. Várias reedições), O Português Fundamental (1.º Grau Provisório, Lisboa, Divul, 1966), Textos Literários Seiscentistas (Coimbra, Coimbra Editora, 1967), Vocabulário do Francês Fundamental e de Iniciação na Crítica e na Explicação Literária (Lisboa, Bertrand, 1967), História e Situação da Língua Portuguesa no Mundo (Lisboa, Colégio Militar, 1979), O Português entre as Línguas do Mundo (Situação. História. Variedades. Coimbra, Almedina, 1985), Crónica da Tomada de Lisboa (Lisboa, 1995) e Crónicas Breves e Memórias Avulsas de S. Cruz de Coimbra (Lisboa, 2000).