Textos publicados pelo autor
Peres
Pergunta: Antes de mais, os meus parabéns por esta excelente iniciativa.
A minha dúvida reside no meu apelido. O meu apelido é Peres, e nunca foi acentuado, aliás tal como os apelidos: Pires, Neves, Fernandes, Lopes, Alves, Gonçalves, etc. (tirados ao azar da lista telefónica de Lisboa).
Mas numa resposta sobre a acentuação em Português diz-se:
São acentuadas as palavras graves terminadas em: l, n, r, s, x, exemplos: agradável, abdómen, carácter, lápis, Félix.
Se Peres é uma palavra grave terminada em s, não deveria ser...
Linguiça
Pergunta: Linguiça não tem acento gráfico. Porquê?Resposta: Compreende-se a dúvida da consulente. De facto/fato, segundo as normas em vigor, a vogal grafada i, quando antecedida de vogal com a qual existe hiato e desde que seja tónica/tônica, não forme sílaba com a consoante seguinte, não seja precedida de ditongo, etc., é acentuada (ex.: puído).
Acontece que com linguiça o raciocínio deve fazer-se de outro modo:
Os dígrafos gu, qu têm normalmente o som da consoante (ex.: guizo, subs., guiso, forma verbal, quente, etc.). O...
Habituá-lo-ão
Pergunta: Deve-se escrever "habitua-lo-ão" ou "habituá-lo-ão"?Resposta: Deve escrever habituá-lo-ão, habituá-lo-ia.
Acentuam-se com acento agudo as conjugações com os pronomes lo, los, la, las quando terminadas na vogal a aberta (ex.: adorá-lo, fá-lo) e com acento circunflexo quando terminadas nas vogais fechadas ê, ô (ex.: fazê-la, repô-la).
Nas mesmas conjugações, não se acentuam as vogais (sem ditongo)...
Número de acentos
Pergunta: Sempre ouvi dizer que em português, os vocábulos nunca têm mais de um acento... e no entanto "órgão", por exemplo, não respeita este pretenso limite. Gostaria de saber se se trata de uma excepção (e se assim for, que outras excepções existem) ou simplesmente de uma falsa regra.Resposta: No vocábulo órgão o til não é um acento, mas um sinal gráfico de nasalação.
Veja resposta ao tema dupla acentuação, em Julho do corrente ano.
Ao seu dispor....
Cronómetro e cronógrafo
Pergunta: Um relógio (digital ou analógico) que tenha como opção um contador de tempo (vulgo cronómetro) diz-se que tem um cronómetro ou um cronógrafo?Resposta: Consultando um bom dicionário, conclui-se:
Cronómetro: «aparelho que serve para medir o tempo; relógio de precisão». Vem do grego `khrónos´, que significa tempo, mais `métron´, que significa medida. A palavra adquiriu o significado de precisão. Será um instrumento de precisão que, por exemplo, mede o tempo que um corredor...
