Til, de novo - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Til, de novo

O til só se pode usar sobre as vogais 'a' e 'o'? Existe alguma palavra que leve til sobre as vogais 'i', 'e' ou 'u'?

O meu dicionário contém a palavra 'earcar', com um til sobre o 'e' (mas o meu computador só aceita tis sobre o 'a', 'o' e 'n', este último por razões castelhanas). Estranho não é?

J.M. 3K

A palavra earcar (com til sobre o e) está registada em Rebelo Gonçalves. O til sobre o e é legítimo em Portugal segundo a norma em vigor neste país; norma que regista desealmado e earcado, ambos com til no e (a recomendação era usar o til sempre que uma vogal nasal fosse seguida de outra vogal). O til já foi usado na Língua noutras vogais além do a e do o. Rebelo Gonçalves, por exemplo, regista também, ainda, rui com til no u, como variante popular de ruim.

Modernamente estas grafias deixaram de se usar (por exemplo, muito, que tem u como vogal nasal, seguida de i, deixou de receber til). Earcar, por exemplo, já aparece sem til em Pedro Machado. O dicionário Aurélio não regista os termos com til acima indicados.

O seu computador não está imperfeito. Presentemente o til, na nossa língua e na escrita corrente, só é utilizado na vogal nasal ã e nos ditongos nasais: ãe, ãi, ão e õe.

Ao seu dispor.

D´Silvas Filho