Pergunta:
É habitual, em optimização matemática, falar de "função objectivo". A título de exemplo, incluo dois excertos de documentos disponíveis na Internet:
1. «(...) Por "melhor" entende-se o maior ou menor valor da função objectivo (...)»
2. «(...) A região de admissibilidade é não limitada e o valor da função objectivo Z cresce (...)»
Questão: neste contexto deve usar-se "função objectivo" (como nos excertos acima) ou "função-objectivo" (com hífen)?
Já agora, no exemplo 2, suponho que também deveria ser "não-limitada" em vez de "não limitada". Estou certa?
Muito obrigada.
Resposta:
Apesar de a palavra função-objectivo não estar registada nos dicionários, é um composto formado por dois substantivos, e estes compostos de coordenação são, normalmente, hifenizados, como por exemplo: médico-cirurgião e cantor-compositor. (Ver resposta Conjunto-solução).
No que diz respeito ao exemplo 2, pode encontrar-se no dicionário da Academia das Ciências de Lisboa a seguinte definição no verbete não, acepção 5: «Para modificar nomes e adjectivos, tendo como significado a ausência desse acto, qualidade ou propriedade. O contrato é não renovável.» No entanto, pode encontrar-se, no mesmo dicionário, hifenizado, por exemplo,: «não-contável Que não se pode contar, enumerar… nome não-contável. substantivo não contável.» Mais elucidativo é o Dicionário Houaiss, quando dedica uma entrada a não- como elemento de composição:
«[...] há larga margem de decisão pessoal, de sabor especialmente estilístico, entre um objeto e um não objeto ou um não-objeto, entre uma coisa e uma não coisa ou uma não-coisa, em suma, entre um substantivo x e um não x ou um não-x; o que se diz, aí, de um subst. da língua, diz-se de todos e tb. de adj. (é um feliz achado, é um não feliz achado e é um não-feliz achado) [...].»