Pergunta:
Ao procurar informação sobre Gales, encontrei referências a uma lenda sobre "The Curse of Pantannas".
Achei curioso o nome ser tão parecido com o nosso pantanas e ainda maior coincidência referir-se mais ou menos à ruína duma casa, tal como o nosso «pôs a casa em pantanas».
Parece-me pouco provável passar de mais do que uma coincidência, mas poderão informar-me se há alguma coisa em comum entre os dois termos?
Poderá o nosso termo dalguma maneira ter tido origem naquela história?
Ou poderá ser um termo de origem celta, comum às duas regiões e com significado actual aproximado?
Agradeço qualquer informação sobre o assunto.
Resposta:
Há, de facto, uma semelhança sonora e semântica de pantanas (como em «estar/ficar em/de pantanas», isto é, «arruinado», «destruído») e o nome Pantannas, que é emblemático do conteúdo da história. Contudo, não há dados sobre a origem de pantanas em português: o Dicionário Houaiss diz que a palavra tem origem obscura, e o Dicionário Etimológico, de José Pedro Machado, pouco mais adianta, a não ser sugerir alguma relação com pântano, também de origem obscura, talvez pré-romana (mas não necessariamente céltica).
Refira-se ainda que não consegui ter aceso a fontes fidedignas sobre a etimologia ds nomes próprios galeses. Restou-me a Internet, para dar com uma pequena passagem que explica assim a origem de Pantannas:
«em relação ao significado de Pantannas, há grande controvérsia. Algumas pessoas consideram que é propriamente Pant yr Aros ou a "Cova dos Que Ficam", porque os viajantes passavam a noite aí retidos por causa do transbordamento do rio vizinho; outras interpretam o nome como Pant yr Hanes, a "Cova da Lenda", aludindo à história que se segue. Mas antes da construção do cemitério, o sítio chamava-se Rhyd y Grug, ou "Vau do Feno", que cresce em abundância ali à volta.»1
1 Em inglês no original: «[...] as to the meaning of [Pantannas] there is much controversy. Some will have it that it is properly Pant yr Aros, or the Hollow of the Staying, ...