Textos publicados pelo autor
A formação de oligofrénico
Pergunta: Qual o processo de formação da palavra oligofrénico? Derivação por sufixação?Resposta: Efetivamente, trata-se de uma palavra derivada por sufixação: oligofren- + -ico (sufixo sem acento próprio e, por isso, o acento da palavra recua, tonando-a esdrúxula). Note-se que a base de derivação de oligofrénico é oligofren-, radical de oligofrenia, «deficiência do desenvolvimento mental, congênita...
A noção de «espírito» em pneuma e no apelido Ruah
Pergunta: Qual é a tradução da palavra hebraica ruah e da grega pneúma?
Obrigado.Resposta: A palavra grega peûma, -atos, significa «sopro, vento, ar», «sopro divino, espírito» e «Espírito Santo». Foi adaptada ao português como pneuma, substantivo masculino que ocorre como termo especializado da filosofia (cf. Dicionário Houaiss).
A palavra hebraica ruah tem também...
Classificação de último na frase «o último aluno a chegar»
Pergunta: Na expressão «o último aluno a chegar», a palavra último é, de acordo com a nova terminologia linguística, um adjetivo numeral?Resposta: Não é um adjetivo numeral, apesar de último ter associada uma ideia de ordem num conjunto*. Em vez disso, é um adjetivo qualificativo, mas com características muito especiais; por exemplo, não é graduável, nem aparece à esquerda do nome: *«o muito último cliente» (o asterisco indica agramaticalidade).
* Observa Evanildo Bechara, na sua...
Abater, debater e combater.
Pergunta: Eu gostaria de saber se as palavras abater, debater e combater têm alguma coisa em comum, ou seja, como foi formada cada palavra, ou se têm simplesmente um prefixo diferente.Resposta: A relação entre estes verbos é histórica, muito embora ainda hoje tenhamos a intuição de que estão relacionados morfologicamente, dada a proximidade que o português ainda mantém com a língua de onde eles provêm, o latim. Segundo o Dicionário Houaiss, estes três verbos...
A diferença entre «alguma coisa» e «qualquer coisa»
Pergunta: Um aluno meu perguntou-me quando se deve usar «alguma coisa» e quando «qualquer coisa» e, sinceramente, não soube responder. A meu modo de ver, a diferença é unicamente relativa ao uso, e não ao significado, muito semelhante. Quer dizer, o normal é ouvir, por exemplo, «desculpe qualquer coisa» ou «há qualquer coisa de errado», e nesses contextos seria menos frequente usar «alguma coisa», embora não seja errado.
Agradecia que algum dos vossos especialistas me desse a sua opinião sobre o assunto.
Obrigada.Resposta:...
