Textos publicados pelo autor
A sequência sc de nascer como dígrafo
Pergunta: Quais são as pronúncias do dígrafo sc nos territórios falantes de português, desde a África até ao Brasil e a Portugal?
Não posso afirmar que o dígrafo sc se tornou tão inútil quanto mn em alumno? Qual o grau de uniformidade que tem de existir para que seja abolido o sc e possamos portanto escrever "nacer", "decer" et cetera?Resposta: Embora no Brasil, a sequência gráfica <sc> seja considerada um dígrafo, porque se trata de...
A pronúncia e alguma história da palavra rapsódia
Pergunta: Gostaria de ver esclarecida a pronúncia correta da palavra rapsódia, por favor.
Muito agradeço a atenção e a disponibilidade.Resposta: Em Portugal, o s de rapsódia pronuncia-se [s], tal como se escreve, de acordo com a tradição normativa, mas está muito disseminada e até consagrada em dicionário a pronúncia com [z], ou seja, fazendo com que a palavra soe "rapzódia"1. O mesmo ocorre com rapsodo, nome que se ouve como "rapzodo", muito...
O nome próprio Isaac
Pergunta: Em português (Portugal) qual o mais correto: Isaac ou Isaque?Resposta: A forma correta e tradicional é Isaac, que tem uma variante também aceitável, Isac.
Isaque, embora tenha configuração portuguesa, levando a crer que até poderia ser preferível, é uma outra variante aceitável, mas que não parece ter tradição de uso significativa. Contudo, encontra-se em Portugal, fazendo até parte da atual lista de nomes...
A etimologia do nome estratégia
Pergunta: Dada a existência de diversas explicações etimológicas para a palavra estratégia, venho solicitar os vossos possíveis esclarecimentos.
Antecipadamente grato pela ajuda.Resposta: A etimologia de estratégia, que significa genericamente «ciência das operações militares»1, encontra-se consignada, por exemplo, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (2001)
«stratēgía, as "o cargo do comandante de uma armada, o cargo ou a...
Preposições com a expressão «abrir fogo»
Pergunta: Diz-se «abrir fogo contra» ou «abrir fogo sobre»?
Obrigado.
Resposta: A expressão «abrir fogo», interpretável nas aceções de «disparar (arma)» e «começar um ataque»1, é compatível com ambas as preposições, contra e sobre, como se atesta quer por uso literário quer por registo dicionarístico:
(1) «A Voz, porém, abriu fogo contra Rodrigo Esteves: acusou-o das maiores torpezas enquanto empregado dos Amorins.» (João Gaspar Simões, Pântano, 1936)
(2)...
