Pergunta:
Considerando estas duas definições,
(1) «bó | interj. bó interjeição [Regionalismo] Expressão que indica admiração ou espanto. = ORA ESSA "bó» (in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa; consultado em 04-05-2020].
(2) «bô adj. Pop. e ant. O mesmo que bom: “pois que tinha bô lugar”. G. Vicente, J. da Beira.» (in Novo Diccionário da Língua Portuguesa de Cândido de Figueiredo 1913)
Como devemos escrever/dizer: "bó" ou"bô"?
Bó! — Bô!
Bó-era! — Bô-era!
Bó-geira — Bô-geira
Bó! Já agora? — Bô! Já agora?
Bó! Não querias mais nada? — Bô! Não querias mais nada?
Bó! Quem me dera? — Bô! Quem me dera?
Muito obrigado.
Resposta:
Como se trata de um regionalismo, não tem de se impor uma forma padronizada de pronunciar nem de escrever.
No entanto, tem-se considerado que a interjeição tem origem em bô, que é variante de bom, com o fechado desnasalizado. Nesta perspetiva, a grafia com ô seria mais correta, no sentido de a fonética e da grafia da interjeição estarem mais próximas das do adjetivo donde supostamente provêm. Contudo, não se exclui a possibilidade de, numa dada comunidade de falantes, ocorrerem casos de o aberto, e, portanto, não se dirá que bó esteja incorreto.
Perante cada par de exemplos da lista recolhida pelo consulente, é, portanto, difícil identificar a forma mais correta. Por outro lado, o facto de na pergunta se apresentarem tais formas em alternativa pode até indiciar que a interjeição tem oscilações de pronúncia, o que não admira, tratando-se de uma expressão profundamente implicada na oralidade. Atendendo a que a pergunta foi enviada de Vimioso, no extremo oriental de Trás-os-Montes, numa região historicamente sob influência dos dialetos leoneses (onde provém a língua mirandesa), é possível que o contraste fonológico entre o aberto e o fechado, que tais dialetos desconhecem, se neutralize, o que contribuirá para oscilações na pronúncia de casos como este.
Refira-se, entretanto, que dois dicionários de regionalismos desta região1 consignam a forma bô, indicativa de o fechado e correspondente não só a bom, mas também a boa