Pergunta:
O uso de "diga" ou "diga-me"/"diga se faz favor" etc no contexto de serviços é considerado correto ou errado? Equivale a boa ou má educação?
Quando estamos numa fila e chega a nossa vez, é costume ouvir da parte do prestador de serviços ''diga"/"diga se faz favor"/etc
Ouvi hoje que há quem considere este "diga" má educação...
Questiono-me o que deverão dizer em vez de "diga" e o que não seria má educação?
Existe alguma regra de etiqueta aqui ou isto é uma diferença regional? Pessoalmente, na maior parte das vezes sempre ouvi dizer "diga" (ou uma variante).
Muito obrigada pela atenção.
Resposta:
A opção pela expressão «Diga» ou suas variantes não será considerada falta de educação para com o interlocutor em contexto de atendimento ao público, mas, nalguns contextos, poderá ser sentida como desajustada.
Há que ter em consideração o grau de formalidade que o serviço exige. Com efeito, num serviço de contexto formal, os manuais de etiqueta1 indicam aos seus colaboradores que devem evitar expressões como «Diga!», «Sim…?» Neste âmbito, será preferível recorrer a expressões como «Em que posso ajudá-lo?» ou «Queira dizer, por favor.»
Não obstante, em contextos de atendimento ao público menos formais, a opção por «Diga, por favor» poderá ser aceitável, uma vez que marca a disponibilidade para uma interação verbal.
Disponha sempre!
Cf. Instruções do Manual de Boas Práticas de Atendimento da Câmara Municipal de Ílhavo.