Pergunta:
No excerto abaixo:
«Aquela não era uma máquina qualquer. Mariana escreveu nela os seus primeiros contos e esses tempos foram felizes para a máquina.
– Eu tenho saudades tuas. – disse a velha máquina à Mariana.»
No exercício solicita-se a identificação, entre as palavras assinaladas (aquela, seus, esses, eu e tuas), dos pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. A "rasteira" é que algumas das palavras não são pronomes, mas sim determinantes.
Gostava de compreender melhor a distinção entre estas duas classes gramaticais, de uma maneira que possa ensinar a uma criança de nove anos que se debate com este tipo de exercícios.
Resposta:
As classes dos pronomes e dos determinantes partilham um número significativo de elementos, pelo que é importante dispor de critérios para os distinguir entre si. Para explicar a uma criança o funcionamento dos membros destra classe, poderá observar com ela o comportamento destas palavras na frase.
Assim, os pronomes são colocados em lugar de um nome, pelo que não acompanham um outro nome (surgem sozinhos), como em (1), onde todas as palavras destacadas a negrito são pronomes:
(1) «Ele sentou-se nesses e falou das tuas.»
Repare-se que a frase não tem um sentido claro porque os pronomes estão a referir-se a nomes que substituem e dos quais não temos conhecimento para construir essa referência.
Por seu turno, os determinantes acompanham sempre o nome, nunca surgindo sozinhos, como em (2):
(2) «Aquela jovem conhece os seus direitos e referiu as tuas palavras, que tinha lido nesses livros.»
Como se pode observar, as palavras destacadas são determinantes porque cada uma delas se coloca à esquerda de um nome, determinando-o: aquele determina jovem; seus determina direitos; tuas determina palavras; esses determina livros.
Depois de estar clara esta distinção inicial, há que conhecer as diferentes subclasses dos pronomes e dos determinantes. Teremos assim pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos e interrogativos e determinantes demonstrativos, possessivos, relativos e interrogativos. Para as identificarmos, será também importante fazer uso da memória para reter os nomes e algumas das palavras tí...