Carla Marques - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Carla Marques
Carla Marques
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Doutorada em Língua Portuguesa (com uma dissertação na área do  estudo do texto argumentativo oral); investigadora do CELGA-ILTEC (grupo de trabalho "Discurso Académico e Práticas Discursivas"); autora de manuais escolares e de gramáticas escolares; formadora de professores; professora do ensino básico e secundário. Consultora permanente do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, destacada para o efeito pelo Ministério da Educação português.

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Li recentemente no programa de um curso:

«Medidas para tratamento emergente dos incidentes imprevistos de segurança alimentar.»

Sempre achei que "incidente imprevisto" ou "incidente imprevisível" eram pleonasmos, por considerar que um incidente é, por definição, um acontecimento inesperado, imprevisível.

Isso é mesmo assim? Faz sentido usar a expressão «incidente imprevisto»?

Resposta:

A expressão «incidente imprevisto» pode ser usada e não constitui um pleonasmo.

De acordo com o Dicionário da Academia das Ciências, o nome incidente pode ter os seguintes significados:

«1. acontecimento ou facto de pouca importância que sobrevém no decurso de uma ação, de um empreendimento, de um negócio, e que pode perturbar o seu desenvolvimento

·         A viagem decorreu sem incidentes.

2. acontecimento ou facto de pouca importância em si mesmo mas que pode ter consequências graves

·         incidente diplomático

·         causar um incidente; provocar um incidente

3. desordem pública, desacato

Pergunta:

«Meter-se de permeio» quer dizer «colocar-se no meio» ou «surgir como obstáculo»?

Muito obrigado!

Resposta:

Com efeito, a expressão pode ter o significado de «colocar-se no meio» ou «surgir como obstáculo».

A expressão «meter-se de permeio» significa «intrometer-se, intervir» (Dicionário da Academia das Ciências). Deste modo, na frase (1), o locutor tem a intenção de justificar a zanga com o Mário com o facto de ele se ter intrometido num dado momento, o que não seria suposto acontecer:

(1) «Fiquei zangada com o Mário porque ele se meteu de permeio.»

Disponha sempre!

Pergunta:

Coloquei no teste a seguinte questão:

1. Indica a principal temática camoniana presente no poema.

Cenário de resposta apresentado: o poder transformador de Helena / a beleza da mulher / a representação da amada.

No entanto, alguns alunos deram como resposta «a representação da natureza».

Posso considerar como resposta correta, tendo em conta que alguns manuais integram este poema nesta temática?

Resposta:

A meu ver, a classificação pode ser considerada correta.

O poema camoniano "Se Helena apartar" representa a natureza como extensão da beleza feminina. Trata-se de uma natureza apresentada como um locus amoenus, concebida como uma projeção das conotações positivas associadas ao amor. A comprová-lo estão os traços da «verdura amena», da serenidade dos ventos, das «serras floridas» e das águas cristalinas, vistos como uma consequência da beleza dos olhos de Helena. Também sabemos que, noutros poemas, Camões incorpora na natureza traços da sua tristeza e desolação, elaborando, assim, outras representações da natureza (como acontece no soneto «Alegres campos, verdes arvoredos»).

Pelo que ficou dito, estou em crer que poderemos considerar que este poema trata, para além de outros tópicos, a representação da natureza, em estreita correlação com a representação da mulher amada e do sentimento amoroso.

Disponha sempre!

Pergunta:

Gostaria que me esclarecessem o seguinte : um título de uma conferência deve estar entre aspas ou em itálico? É frequente ver-se das duas formas, qual é a mais correta?

Obrigada.

Resposta:

Se o objetivo for o de incluir o título da conferência numa citação ou numa referência bibliográfica, este deve ser editado com uma fonte de letra romana, isto é, não inclinada, de acordo com o previsto nas Normas APA – 7.ª edição.

Todavia, se pretender dar algum tipo de destaque ao título no interior de um texto, sem que tal corresponda a uma preocupação formal de citação, poderá recorrer ao itálico (ou, em opção, ao negrito), visto que as aspas são usadas sobretudo para citações ou para títulos de partes de obras ou artigos.

Disponha sempre!

Pergunta:

No excerto abaixo:

«Aquela não era uma máquina qualquer. Mariana escreveu nela os seus primeiros contos e esses tempos foram felizes para a máquina.

– Eu tenho saudades tuas. – disse a velha máquina à Mariana.»

No exercício solicita-se a identificação, entre as palavras assinaladas (aquela, seus, esses, eu e tuas), dos pronomes pessoais, demonstrativos e possessivos. A "rasteira" é que algumas das palavras não são pronomes, mas sim determinantes.

Gostava de compreender melhor a distinção entre estas duas classes gramaticais, de uma maneira que possa ensinar a uma criança de nove anos que se debate com este tipo de exercícios.

Resposta:

As classes dos pronomes e dos determinantes partilham um número significativo de elementos, pelo que é importante dispor de critérios para os distinguir entre si. Para explicar a uma criança o funcionamento dos membros destra classe, poderá observar com ela o comportamento destas palavras na frase.

Assim, os pronomes são colocados em lugar de um nome, pelo que não acompanham um outro nome (surgem sozinhos), como em (1), onde todas as palavras destacadas a negrito são pronomes:

(1) «Ele sentou-se nesses e falou das tuas

Repare-se que a frase não tem um sentido claro porque os pronomes estão a referir-se a nomes que substituem e dos quais não temos conhecimento para construir essa referência.

Por seu turno, os determinantes acompanham sempre o nome, nunca surgindo sozinhos, como em (2):

(2) «Aquela jovem conhece os seus direitos e referiu as tuas palavras, que tinha lido nesses livros.»

Como se pode observar, as palavras destacadas são determinantes porque cada uma delas se coloca à esquerda de um nome, determinando-o: aquele determina jovem; seus determina direitos; tuas determina palavras; esses determina livros.

Depois de estar clara esta distinção inicial, há que conhecer as diferentes subclasses dos pronomes e dos determinantes. Teremos assim pronomes pessoais, demonstrativos, possessivos, indefinidos, relativos e interrogativos e determinantes demonstrativos, possessivos, relativos e interrogativos. Para as identificarmos, será também importante fazer uso da memória para reter os nomes e algumas das palavras tí...