Textos publicados pela autora
Passear e deambular
Pergunta: Em relação aos verbos passear e deambular, podemos dizer «Ele passeia/deambula NA/ PELA cidade»?
Obrigado.Resposta: Ambas as possibilidades são aceitáveis.
O verbo passear pode ser acompanhado de constituintes introduzidos pelas preposições em ou por:
(1) «Ele passeia na cidade.»
(2) «Ele passeia pela cidade.»
Com o verbo deambular, parece haver uma preferência pela preposição...
Afinal, um marcador discursivo
Pergunta: Gostaria, por gentileza, de saber se é correto classificar o vocábulo afinal, no contexto abaixo, como conjunção explicativa, porque, a meu ver, sua função, na aplicação em questão, se aproxima muito do sentido expresso pela conjunção porque.
«Esqueça aquela garota, afinal ela não merece seus sentimentos.»Resposta: A palavra afinal não poderá ser classificada como conjunção. Trata-se de um marcador discursivo.
As conjunções têm, em sintaxe,...
Com + gerúndio
Pergunta: Volta e meia, me deparo com expressões construídas com a preposição com seguida de verbo no gerúndio (principalmente) mas também no particípio, contudo não vejo referência em nenhuma gramática sobre a" legalidade" de tais sob a ótica da gramática normativa.
Assim, diante de tal constatação, gostaria, por gentileza, de um parecer do site sobre a licitude de tais construções e possíveis valores semânticos a elas associados. Desde já agradeço pela compreensão e apoio de sempre!
Exs. «(...) Minha mãe não queria...
O verbo usar e o modificador do grupo verbal
Pergunta: Na frase «O vapor é inglês, usam-no para atravessar o Atlântico», o segmento «para atravessar o Atlântico» classifica-se como modificador do grupo verbal, ou trata-se de um complemento oblíquo?
Agradeço a vossa ajuda sempre oportuna.Resposta: No caso em apreço, à luz do Dicionário Terminológico1, o constituinte «para atravessar o Atlântico» desempenha a função de modificador do grupo verbal.
Para distinguir a função de complemento da função de modificador, podemos usar o teste pergunta-resposta....
Processos de coesão, correferência não anafórica
Pergunta: Quais são os processos de coesão?
Ainda se fala de correferência não anafórica?
Obrigada.Resposta: A coesão assenta ou em processos lexicais ou em processos gramaticais.
No contexto de ensino-aprendizagem, considera-se, no âmbito da coesão gramatical, a coesão referencial, a coesão temporal e a coesão interfrásica. No âmbito lexical, considera-se a coesão lexical.
A anáfora é um dos processos que são colocados ao serviço da construção da coesão textual. A anáfora desenvolve-se com base na criação de...
