Textos publicados pela autora
Valor modal desiderativo
Pergunta: Na frase «Oxalá que eles pudessem dizer mais qualquer coisa», configura-se uma modalidade apreciativa? Oxalá, que exprime desejo, pode ser tido como um juízo de valor?
E, dado que o verbo está conjugado no pretérito imperfeito do conjuntivo, não podemos também considerar válida a presença da modalidade epistémica com valor de probabilidade?
Grata.Resposta: A frase em questão apresenta um valor modal desiderativo. Este é um valor modal que é considerado por alguns autores e que não integra os...
A função sintática de quase numa frase
Pergunta: Na frase «Eu gosto de quase todos os desportos», o quase modifica o verbo ou o nome desportos? É que não está em causa se "quase" gosta, mas que gosta de quase todos os elementos pertencentes ao grupo "desporto".
Quase, aqui, não tem mais valor de quantificador existencial do que de advérbio?
Grata.Resposta: Com efeito, quase incide sobre o grupo nominal «todos os desportos».
O grupo preposicional «de quase todos os desportos»...
Uso metáfórico do verbo girar
Pergunta: Na frase, «as conversas giram sempre sobre essa palavra: férias», pode considerar-se uma metáfora, ou é, simplesmente, um significado que a própria palavra assume?
Temos sempre de ver, apenas, o sentido mais literal das palavras, caso contrário temos de assumir sempre um uso metafórico?
Muito obrigada pelo esclarecimento.Resposta: Na frase em apreço, podemos considerar que o verbo girar é usado em sentido metafórico1.
Paula Mendes define metáfora como «Figura de estilo que possibilita a...
A sintaxe do verbo encontrar
Pergunta: Na frase «O velho moleiro encontrou o frade no caminho», o complemento «no caminho» será um complemento oblíquo, ou um modificador?Resposta: Na frase em análise, o constituinte «no caminho» desempenha a função sintática de modificador (do grupo verbal).
O verbo encontrar, utilizado no sentido de «deparar com», «ficar frente a» (cf. Dicionário Houaiss), é transitivo direto, ou seja, seleciona apenas um complemento direto e não um complemento oblíquo. Por essa razão, a frase mantém a...
Subordinadas e subordinante
Pergunta: Sou professora de português e surgiu a dúvida entre colegas relativamente à divisão de orações da seguinte frase:
«Apesar de todas as dificuldades que o país enfrenta, importa estar ciente que é no mar que voltaremos ao desejado rumo para um futuro melhor para Portugal.»
Na nossa perspetiva, na frase há quatro orações pela seguinte ordem: subordinada adjetiva relativa restritiva, subordinante, substantiva completiva, substantiva completiva. Pensamos que «Apesar de todas as dificuldades» e «para um futuro...
