DÚVIDAS

Subordinadas e subordinante

Sou professora de português e surgiu a dúvida entre colegas relativamente à divisão de orações da seguinte frase:

«Apesar de todas as dificuldades que o país enfrenta, importa estar ciente que é no mar que voltaremos ao desejado rumo para um futuro melhor para Portugal.»

Na nossa perspetiva, na frase há quatro orações pela seguinte ordem: subordinada adjetiva relativa restritiva, subordinante, substantiva completiva, substantiva completiva. Pensamos que «Apesar de todas as dificuldades» e «para um futuro melhor para Portugal» não constituem só por si orações, visto que não existe verbo.

Gostaríamos que nos explicitassem este assunto.

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Resposta

De acordo com os documentos que regulam os programas do ensino básico e secundário em Portugal, a divisão e classificação das orações subordinadas constitutivas da frase apresentada será a seguinte:

(i) [estar ciente que é no mar que voltaremos ao desejado rumo para um futuro melhor para Portugal] – oração subordinada substantiva completiva (não finita);

(ii) [que é no mar que voltaremos ao desejado rumo para um futuro melhor para Portugal] – oração subordinada substantiva completiva, com a função sintática de complemento do adjetivo ciente, o qual funciona como elemento subordinante deste constituinte;

(iii) [é...que (voltaremos ao desejado rumo para um futuro melhor para Portugal)] – estrutura clivada de realce / foco;

(iv) [que o país enfrenta] – oração subordinada adjetiva relativa restritiva, com a função sintática de modificador restritivo do nome dificuldades, elemento subordinante da oração.

Esta última oração está encaixada no constituinte com a função de modificador do grupo verbal, [Apesar de todas as dificuldades que o país enfrenta], que não tem natureza oracional. Trata-se de um grupo preposicional introduzido pela locução prepositiva apesar de.

Também o constituinte [para um futuro melhor para Portugal] não constitui uma oração, sendo antes um grupo preposicional introduzido pela preposição para.

Disponha sempre!

ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de LisboaISCTE-Instituto Universitário de Lisboa ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa