Textos publicados pela autora
Modalidade epistémica e modalidade apreciativa
Pergunta: Tenho dúvida sobre o tipo de modalidade presente nos seguintes enunciados:
1. A cor da parede é bonita.
2. É inaceitável defender a escravatura.
É epistémica com valor de certeza ou apreciativa e porquê?
Muito obrigada pela vossa ajuda.Resposta: A primeira frase configura a modalidade epistémica com valor de certeza, e a segunda frase, a modalidade apreciativa.
A modalidade epistémica traduz o valor de certeza do falante relativamente ao seu enunciado1. Assim, a frase apresentada em (1) evidencia...
Uma oração proporcional adverbial num texto de Machado de Assis
Pergunta: «Mas, se tudo isso era espantoso, não menos o era a luz, que não vinha de parte nenhuma, porque os lustres e castiçais estavam todos apagados; era como um luar, que ali penetrasse, sem que os olhos pudessem ver a lua; comparação tanto mais exata quanto que, se fosse realmente luar, teria deixado alguns lugares escuros, como ali acontecia, e foi num desses recantos que me refugiei.»
O trecho acima foi pinçado do extraordinário conto "Entre Santos", do não menos extraordinário Machado de Assis (1839-1908).
O...
Vírgula não!
Situações em que a vírgula não deve ser usada
A vírgula é um dos sinais gráficos que mais dúvidas oferece. Neste apontamento, Carla Marques recorda algumas situações em que a vírgula não deve ser usada. ...
A classe de palavras e o valor semântico de incessantemente
Pergunta: Na frase «mas repetem-se incessantemente», incessantemente é um advérbio com valor semântico de modo ou de tempo?Resposta: Sem outro contexto que condicione o seu valor, incessantemente é um advérbio de tempo que exprime a duração de uma situação. Este advérbio responde à questão «durante quanto tempo?»:
(1) «Durante quanto tempo (as situações) se repetem?» - «Repetem-se incessantemente.»
Este contexto mostra que o advérbio coloca a tónica no valor aspetual durativo da...
O uso de «tal que»
Pergunta: A seguinte construção frasal está gramaticalmente correta?
«Essas funções, com formas ainda desconhecidas, são combinadas aos campos B e Q, respectivamente, tal que as seguintes identidades são construídas:[...].»
Ou seria, «Essas funções, com formas ainda desconhecidas, são combinadas aos campos B e Q, respectivamente, tais que as seguintes identidades são construídas:[...]»?Resposta: O facto de a frase apresentada pelo consulente estar incompleta dificulta um pouco a compreensão do enunciado. No...
