Pergunta:
Solicito que me informem qual das versões, do parágrafo que se segue, está correta.
Muito obrigado.
Versão A:
No quarto ponto da ordem de trabalhos, outros assuntos, a presidente da reunião disse que os diretores de turma deveriam, dentro do prazo que considerassem razoável, tendo em conta as especificidades das turmas, proceder à eleição dos delegados e subdelegados de turma. Deveriam, também, reunir[-se] com os encarregados de educação, até quatro de outubro, convocando-os através da caderneta do aluno. Nessas reuniões, deveriam prestar informações sobre a turma, e funcionamento da escola, nomeadamente, horário e professores da turma, horário de atendimento do diretor de turma, apoios, clubes e projetos, ocupação plena dos tempos escolares, projeto de educação para a sexualidade, plano de turma, regras e procedimentos a cumprir. Era importante, também, reforçar, junto dos pais a necessidade de estes alertarem os respetivos educandos para a importância do seu bom comportamento na escola. Nas mesmas reuniões deveria, ainda, proceder-se à eleição, por voto secreto, dos representantes dos pais e encarregados de educação de cada uma das turmas. Os diretores de turma deveriam, posteriormente, comunicar à direção os nomes dos delegados e subdelegados de turma, assim como os dos representantes dos pais e encarregados de educação, se possível, com a indicação, também, dos respetivos e-mails.
Versão B: No quarto ponto da ordem de trabalhos, outros assuntos, a presidente da reunião disse que os diretores de turma deverão, dentro do prazo que considerassem razoável, tendo em conta as especificidades das turmas, proceder à eleição dos delegados e subdelegados de turma. Deverão, também, reunir[-se] com os encarregados de educação, até quatro de outubro, convocando-os através da caderneta do aluno. Nessas reuniões, deverão prestar informações sobre a turma, e funcionamento da escola, nomeadamente, horário e professores da turma, horário de aten...
Resposta:
Ambas as opções estão corretas. No entanto, estas expressam valores modais distintos.
Na maioria dos casos apresentados no texto em questão, está em causa a construção da modalidade deôntica, isto é, a expressão de um valor de obrigação, que, nos casos em análise, é veiculado por meio do verbo auxiliar modal dever.
Esta expressão da obrigação pode ser traduzida através dos verbos auxiliares ter (de), que expressa uma obrigação mais forte, e dever, que expressa uma obrigação mais fraca, como se observa pelo cotejo das frases (1) e (2)1:
(1) «Tens de vir comigo.»
(2) «Deves vir comigo.»
Quando o verbo auxiliar usado é o dever, é possível reinterpretar a força modal através da modalização do verbo, o que pode ser conseguido através dos tempos e modos verbais. Esta modalização fica clara na diferença entre (3) e (4), frases nas quais o recurso ao imperfeito do indicativo expressa cortesia:
(3) «Quero um copo de água.»
(4) «Queria um copo de água.»