Pergunta:
Agradeço desde já a ajuda e peço desculpa pelo caráter tão vago da minha questão.
Não consigo distinguir o valor de probabilidade do valor de possibilidade. Qual é a diferença? Não consigo entender... E os casos facultados pelas gramáticas que consultei só me baralharam ...
Por exemplo, «talvez», em alguns casos, está associado a um valor e , noutros casos, a outro valor! Há algum "truque" para os distinguir? Como o faço? É que são tão mas tão similares que raramente consigo fazer a distinção.
Agradecido
Resposta:
A questão apresentada enquadra-se no tratamento dos valores da modalidade epistémica, que está relacionada com o grau de certeza / incerteza que o falante expressa relativamente ao conteúdo da sua frase. Esta pode ser associada a três valores: certeza, probabilidade e possibilidade. A distinção entre os valores de probabilidade e de possibilidade não é considerada em todas as gramáticas e, atualmente, não é tratada no ensino secundário, de acordo com o previsto no Dicionário Terminológico. Neste nível de ensino apenas se consideram os valores de certeza e de probabilidade.
Relativamente aos valores, a certeza está presente quando o falante apresenta como verdade o conteúdo da sua afirmação:
(1) «Estou certo que sei a matéria.»
O valor de probabilidade está presente quando o falante expressa a crença na probabilidade do que afirma, ou seja, o conteúdo da sua afirmação é apresentado como uma situação que pode ocorrer:
(2) «É provável que eu saiba a matéria toda.»
A probabilidade é, frequentemente, expressa através dos verbos poder ou dever:
(3) «O João pode ter lido o livro todo.»
(4) «O João deve ter lido o livro todo.»
O valor de possibilidade está presente quando o falante apresenta a situação como algo que pode acontecer, situação relativamente à qual tem, todavia, menos certeza.
(5) «É possível que eu saiba toda a matéria.»
Pode ser expresso com o auxílio do advérbio talvez:
(6) «Talvez o João saiba toda a matéria.»
A...