Textos publicados pela autora
Coocorrência do se indeterminado e do se passivo numa mesma frase
Pergunta: Acabo de ler: «Não se pode ter muitos amigos e mesmo os poucos amigos que se têm não se podem ter como nos apetecia.»
Ao ler o «se têm», achei logo que deveria ser «se tem» (impessoal»). No entanto, ao ler o resto da frase («não se podem ter...»), hesitei na minha correção. Afinal, nestes casos, é melhor, pior ou indiferente escrever «se tem» em vez de «se têm»?Resposta: A questão colocada está relacionada com o fenómeno de concordância verbal em orações que incluam um sujeito pronominal indeterminado, nomeadamente as...
Contrafactual, pretérito mais-que-perfeito do conjuntivo e oração concessiva
Pergunta: Gostaria de pedir mais informação relativamente ao excerto (que transcrevo) da seguinte resposta:
«A consulente apresenta também um conjunto de frases que incluem a estrutura «por mais que», que se pode considerar entre as introdutoras de orações concessivas. Neste caso particular, são apresentados dois tipos de concessivas: as factuais, como em (19) ou (29) , que apresentam o imperfeito ou o pretérito perfeito do conjuntivo na subordinada e o pretérito perfeito na subordinante: (19) "Por maiores que...
Orações concessivas gerundivas introduzidas por ainda
Pergunta: «Apesar de ter muito dinheiro, é muito avarento.»
«Ainda tendo muito dinheiro, é muito avarento.»
Estas duas frases têm significados semelhantes? A estrutura ainda+gerúndio é concessiva?
Muito obrigado.Resposta: O uso referido será possível em algumas situações, embora não pareça ser generalizado, parecendo mais aceitável, do ponto de vista dos falantes, a sua substituição pela construção «mesmo + gerúndio».
Na qualidade de advérbio, ainda pode combinar-se com...
A sinonímia entre mesmo e próprio
Pergunta: «A sua presença na inauguração da loja irá valorizar a mesma iniciativa.»
«A sua presença na inauguração da loja irá valorizar a própria iniciativa.»
É possível usar a palavra mesma, como sinónima de própria no contexto apresentado?
Muito obrigadoResposta: Na frase apresentada, a substituição de mesmo por próprio poderá ser viável num discurso mais informal.
Tanto mesmo como próprio...
Aspetos habitual e iterativo (II)
Pergunta: O segmento «agora estão ariscas, escapam-se por entre as mãos» veicula um valor iterativo ou habitual? Porquê?
Neste âmbito, surgiu-me outra questão. Li que os valores iterativo e habitual se podem conjugar. Podem-me explicar quando tal situação acontece?
Obrigado pelo vosso apoio!Resposta: Os versos apresentados integram o poema “Agora as Palavras”, de Eugénio de Andrade. Embora esta informação seja sempre necessária por uma questão autoral, no caso do estudo dos valores torna-se fundamental porque o...
