Textos publicados pela autora
O complemento indireto em «apresentou-me à Maria»
Pergunta: Na frase «Apresentou-me à Maria», o grupo preposicional «à Maria» desempenha a função de complemento indireto ou de complemento oblíquo?
ObrigadaResposta: O grupo preposicional «à Maria» desempenha na frase apresentada a função sintática de complemento indireto.
A dificuldade na identificação da função sintática deste constituinte pode estar relacionada com o facto de não ser possível substituir o grupo preposicional pelo pronome lhe, habitualmente usado como teste de identificação...
Um modificador não restritivo: «os funcionários, incansáveis, receberam um prémio»
Pergunta: Considerando o valor do adjetivo ( restritivo ou não restritivo) e a sua posição (pós-nominal ou pré-nominal, respetivamente) como traço distintivo, na frase «Os funcionários, incansáveis, receberam um prémio» qual o valor do adjetivo incansáveis?
Será correto considerar que, apesar da posição pós-nominal, o adjetivo tem valor não restritivo? A situação ocorre quando o adjetivo desempenha a função sintática de modificador apositivo do nome?
Desde já, agradeço a atenção...
Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação
Manual de Técnicas de Expressão e Comunicação (Universidade Aberta)1 é uma publicação da autoria do professor e investigador Paulo Nunes da Silva.
Este manual foi, nas palavras do seu autor, «concebido e elaborado com o objetivo de apoiar os estudantes da licenciatura em Línguas Aplicadas (LLA), visando melhorar as suas competências de expressão escrita» (p. 9). A verdade, porém, é que o potencial público de leitores da obra ultrapassa em muito o universo definido na apresentação, pois os assuntos...
Possessivo posposto
Pergunta: Na frase (A), o pronome minha está depois do substantivo barriga, assim, pode-se afirmar que é possível essa colocação?
A - Ele quer encher a barriga minha.
B - Ele quer encher a minha barriga.Resposta: Tipicamente, os determinantes possessivos1 são colocados à esquerda do nome. Não obstante, de acordo com Raposo e Miguel, estes «ocorrem geralmente à esquerda do nome quando o sintagma nominal é definido e à direita do nome quando o sintagma nominal é indefinido»2.
Assim, se a...
Tempos verbais associados a antigamente e modernamente
Pergunta: Como se deve dizer: «Tanto antigamente como modernamente se dizia», ou «se diz»?
Muito obrigado!Resposta: A correção das opções apresentadas terá de ser avaliada em função da intenção associada à frase.
Assim, poderemos ter a intenção de referir
(i) um intervalo temporal que tem início num momento passado e que se prolonga até ao momento da enunciação;
(ii) uma situação que se verificou no passado e que ainda se verifica habitualmente no presente, contrastando os dois intervalos de...
