Textos publicados pela autora
O verbo passar com complemento oblíquo
Pergunta: «Passou a tarde na sala de jogos.»
Qual a função sintática de "na sala de jogos"? Complemento oblíquo ou modificador do grupo verbal?Resposta: O constituinte «na sala de jogos» tem, na frase apresentada, a função sintática de complemento oblíquo.
O verbo passar usado com o sentido de «consumir» ou «empregar (tempo)» pode reger a preposição em seguida de um constituinte com valor locativo, assumindo como verbo transitivo direto e indireto1....
O artigo definido e coordenação em «a ansiedade e stresse predominam...»
Pergunta: «A ansiedade e stresse predominam na sociedade hodierna.»
A frase está errada, porque necessita do vocábulo o antes de stresse?
A minha dúvida é a seguinte: não se pode considerar que há elipse do o?
Agradecido.Resposta: A frase pode ser apresentada sem recurso ao artigo definido no segundo sintagma nominal.
O artigo definido usa-se tipicamente para designar entidades específicas:
(1) «O livro»
(2) «A casa»
O falante usa...
As cautelas da cautela
Significados e família de palavras
Os significados do nome cautela, os seus contextos de uso e a sua família de palavras dão matéria ao apontamento da professora Carla Marques, que surge na sequência da importância que adquiriu o adjetivo cautelar no espaço público por vias do nome do programa de Filomena Cautela, na RTP1: Programa Cautelar. ...
Pronome e oração relativa na expressão «alguém de que gosto um dia»
Pergunta: Sobre a frase «Espero poder tornar-me alguém de que gosto um dia», disseram-me que está incorreta, mas não percebo a razão.
Perguntei a alguns portugueses se lhes soava poética ou estranha. Uns disseram que "de quem gosto" soava melhor e outros "de quem goste".
Analisemo-la um pouco melhor. Dividirei a frase em duas partes: "Espero poder tornar-me alguém" e "Alguém de que gosto".
Como vedes, omitirei "um dia", pois não penso que mudará a frase completamente.
Podemos dizer que a segunda parte tem um "adjectivo"...
A regência do adjetivo entusiasmado
Pergunta: A questão é sobre regências (se este é o nome correto a dar quando não se trata de um verbo) da expressão «estar entusiasmado».
Penso que está correto «estar entusiasmado com um livro». Presumo que também será correto escrever «estar entusiasmado por o trabalho ser interessante» no sentido de justificar o entusiasmo.
Mas posso utilizar "estar entusiasmado para" quando é uma atividade no futuro? Por exemplo: «Estou entusiasmado para ir à praia.»
Obrigada.Resposta: A pergunta colocada tem a ver com a regência do...
