Pergunta:
Em textos de autores portugueses da área da Economia encontro as expressões «fatores de produção» e «fatores produtivos», às vezes no mesmo texto.
Trata-se do mesmo conceito, ou de conceitos diferentes?
O que pretendo é a designação técnica, correta em Portugal, do conjunto clássico {capital, trabalho, recursos naturais}.
Muito obrigado pelo serviço que prestam.
Resposta:
A expressão «fatores de produção» parece ser preferível a «fatores produtivos».
Na expressão «fatores de produção», produção é um nome que tem o sentido de «ato, processo ou efeito de produzir; volume do que se produz; capacidade de produzir; resultado do esforço de um escritor, artista ou artífice» (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa). Já na expressão «fatores produtivos», produtivo é um adjetivo que tem o sentido de «relativo a produção; que produz; de que se obtém proveito» (id.).
Desta forma se pode concluir que a expressão com o adjetivo produtivo, usado na primeira aceção, é equivalente à expressão «fatores de produção». Não obstante, sem outro contexto, diria que a construção com adjetivo produtivo se inclina para o sentido «de que se obtém proveito», pelo que a primeira expressão será preferível se o que se pretende é referir os «bens necessários à realização de um dado produto final. São os elementos que tornam possível a existência de produção» (Diciopédia).
Acresce que uma pesquisa informal feita no motor de busca Google revela que a expressão usada para referir esta realidade é preferencialmente «fatores de produção».
Disponha sempre!