Textos publicados pela autora
Frases sinónimas em linguagem formal e informal
Pergunta: Na frase «O empregado julgou tratar-se de um demente», a linguagem utilizada nesta frase é formal, ou informal?
Desde já, obrigada.Resposta: A frase pertencerá a um texto em registo formal.
Uma opção correspondente, em registo coloquial ou familiar, seria:
«O empregado achou que o gajo era meio tolo.» (PE)/«O empregado achou o cara meio louco.» (PB)...
Metalinguística e epilinguística
Pergunta: Por favor, qual é a diferença de epilinguística para metalinguística?Resposta: 1. Epilinguístico e metalinguístico são adjectivos. Não há "uma epilinguística" nem "uma metalinguística". Não se trata de disciplinas ou áreas de estudo da linguística, como a sociolinguística ou a psicolinguística, por exemplo.
2. Epilinguístico(a) é uma classificação usada em didáctica da língua materna, em...
Classificar as orações (Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro)
Pergunta: Às voltas com a TLEBS, surge-me uma dúvida na classificação das orações na seguinte frase «Viram-se para as mulheres, e justificam os cinco réis da esmola, dizendo que te bateste como um valente na campanha do Rossilhão» (in Felizmente Há Luar!, de Luís de Sttau Monteiro). Como classificar as orações a partir de «dizendo...»?Resposta: 1. «Justificam os cinco réis da esmola, dizendo que te bateste como um valente na campanha do Rossilhão»:
O segmento sublinhado corresponde a uma oração...
«Por mor de» e «por via de»
Pergunta: Na minha região ainda é vulgar ouvir-se frases como «Vou à feira por mor de comprar batatas» ou «Vou à mercearia por via de comprar arroz».
Serão as locuções subordinativas finais «por mor de» e «por via de» regionalismos, ou arcaísmos?Resposta: «Por mor de» é uma locução prepositiva que caiu em desuso apenas na comunidade de falantes representativa da norma-padrão. Por outras palavras, a construção deixou de estar disponível na consciência linguística dos falantes dos centros urbanos do litoral centro e sul, pelo...
