1. «Justificam os cinco réis da esmola, dizendo que te bateste como um valente na campanha do Rossilhão»:
O segmento sublinhado corresponde a uma oração gerundiva que integra uma completiva. Por outras palavras, «que te bateste como um valente...» é uma oração que cumpre na frase a função de complemento directo, subcategorizado pelo verbo dizer.
Cunha e Cintra (Nova Gramática do Português Contemporâneo, 1984, p. 489) atribuem ao gerúndio, colocado depois da oração principal, a função de indicar a posterioridade da acção relativamente à acção da oração principal.
Já em Mateus el al. (Gramática da Língua Portuguesa, 2003) descreve-se a oração gerundiva (com gerúndio simples) como exprimindo «a simultaneidade do estado de coisas nela descrito relativamente ao intervalo de tempo em que se situa o estado de coisas da outra oração» (p. 726).
Parece ser esta a leitura adequada ao excerto em análise, dado que a oração sublinhada deve ser interpretada como uma expansão explicativa da predicação anterior («justificam os cinco réis da esmola», na realização de discurso indirecto.
2. O Dicionário Terminológico (ex-TLEBS) não apresenta a entrada «oração gerundiva», apenas «oração subordinada adverbial».