Ana Martins - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ana Martins
Ana Martins
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Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas – Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e licenciada em Línguas Modernas – Estudos Anglo-Americanos, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Mestra e doutora em Linguística Portuguesa, desenvolveu projeto de pós-doutoramento em aquisição de L2 dedicado ao estudo de processos de retextualização para fins de produção de materiais de ensino em PL2 – tais como  A Textualização da Viagem: Relato vs. Enunciação, Uma Abordagem Enunciativa (2010), Gramática Aplicada - Língua Portuguesa – 3.º Ciclo do Ensino Básico (2011) e de versões adaptadas de clássicos da literatura portuguesa para aprendentes de Português-Língua Estrangeira.Também é autora de adaptações de obras literárias portuguesas para estrangeiros: Amor de Perdição, PeregrinaçãoA Cidade e as Serras. É ainda autora da coleção Contos com Nível, um conjunto de volumes de contos originais, cada um destinado a um nível de proficiência. Consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e responsável da Ciberescola da Língua Portuguesa

 
Textos publicados pela autora

Pergunta:

Preciso de ajuda sobre o tópico “perífrase verbal”.

Tenho um trabalho da faculdade sobre esse tema e locução verbal, mas nas referências pesquisadas os autores falam muito superficialmente, outros nem falam disso e outros, ainda, dizem que é a mesma coisa... estou perdida!

Estou procurando ajuda no Google e encontrei alguns “sites”, mas sem muitos esclarecimentos também.

Aproveitei para enviar mensagens a todos que encontrei o endereço. Se puder ajudar, vai ser de grande valia!

Conto com a ajuda e conhecimentos de todos.

Desde já agradeço qualquer colaboração.

Resposta:

1. Considera-se que estamos em face de uma perífrase verbal sempre que do mesmo domínio predicativo participam um verbo auxiliar (também designado por «verbo morfemático») e uma forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio passado) do verbo principal (também classificado como «verbo pleno») – com intermediação, ou não, de preposição (a, de, por, para). Exemplos:

a) «Estou a escrever um romance.»
b) «Está vendo?»
c) «O Zé foi atropelado por uma bicicleta.»

1.1. Verbo auxiliar
O verbo auxiliar é o resultado de um processo de gramaticalização (ou de deslexicalização). Este processo ocorre quando uma palavra de significação lexical passa a ser activada como uma palavra de significação gramatical [fornecendo a informação gramatical de pessoa, número, tempo, modo e aspecto].

Exemplo:

Verbo andar com significação lexical:

d) «Ando todos os dias 10 km.»

Verbo andar com significação gramatical:

e) «Ando a ler O Livro do Desassossego

1.2. Verbo principal

O verbo principal é o verbo que detém a significação do processo, evento ou estado; o seu conteúdo referencia directamente a acção existente no mundo extralinguístico.

2. As perífrases verbais podem ser:

– Temporais
– Modais
– Aspectuais
– Diatéticas (voz)

2.1. Verbos auxiliares de tempos compostos:

 

     Seleccionemos, ao acaso, a revista “Rotas & Destinos” de Agosto 2006 ( n. º135).

     Antes de prosseguirmos, lembremo-nos rapidamente do que é uma revista especializada em matéria de viagens.
     Estas publicações têm por objectivo promover a compra de viagens a destinos turísticos. Entende-se por «destino turístico» um lugar onde se desenvol...

      A boa ideia é a adaptação para crianças do libreto de A Flauta Mágica, (Edições Hipòtesi/Kalandraka Editora). O livro tem ilustrações sugestivas e contém um CD com trechos da ópera.

     A má execução está nos erros ortográficos, lexicais e sintá©ticos.

     Eis algumas passagens.

 «A partir desse momento, Tamino avançou cuidadosamente com atenção a cada passo. Apesar do seu sigilo de repente, o príncipe sentiu um bafo quente no pescoço, (…)»

 

     A fechar a informação de trânsito, o locutor da Antena 1 apela à participação dos ouvintes: caso tenham conhecimento de algum acidente ou corte de estrada, podem ligar para o número x, «completamente gratuito».
     Ora, a pr...

Gramática Aplicada - Língua Portuguesa
Por Ana Martins

Esta gramática destina-se a alunos dos 7.°, 8.° e 9.° anos e apresenta, de forma articulada, os principais conteúdos a desenvolver ao longo do 3.° Ciclo do Ensino Básico.

Para apoiar o trabalho autónomo dos alunos, esta gramática propõe:

perguntas-chave orientadoras do estudo, no início de cada capítulo;

apresentação de conteúdos adequada a alunos entre os 12 e os 15 anos;

inúmeros exemplos, que apoiam a compreensão das diferentes matérias;

exercícios de aplicação adaptados aos desempenhos de leitura e escrita deste nível.

No final do livro, disponibilizam-se as soluções dos exercícios propostos e um glossário de termos-chave de cada área de estudo da gramática.