Pergunta:
Regra geral, formamos o advérbio de modo acrescentando -mente ao adjectivo no feminino. Quando é que isso não pode acontecer?
Ao adjectivo realizada, podemos acrescentar -mente?
Obrigada.
Resposta:
Há realmente uma excepção: quando estes advérbios derivam de adjectivos terminados em -ês. Temos, assim, burguesmente (e não *"burguesamente") e portuguesmente (e não *"portuguesamente"), como indicam Celso Cunha e Lindley Cintra, na Nova Gramática do Português Contemporâneo (1984, pág. 103). Estes gramáticos adiantam ainda:
«[...] [O] facto tem explicação histórica: tais adjectivos eram outrora uniformes, uniformidade que alguns deles, como pedrês e montês, ainda hoje conservam. Assim: um galo pedrês, uma galinha pedrês; um cabrito montês, uma cabra montês. A formação adverbial continua a seguir o antigo modelo.»
Quanto a "realizadamente", trata-se uma forma que se deve encarar com certa reserva, porque deriva de um particípio passado. De maneira geral, os advérbios de modo formados com o sufixo -mente provêm de adjectivos, tais como: favoravelmente, graciosamente, etc. Os particípios passados dos verbos também poderão funcionar como adjectivos, mas o seu uso mais frequente é como elementos da voz passiva. Exemplo: «Esta obra foi realizada por um grande artista.» Eventualmente, alguém poderá dizer: «Oh! Ela é uma mulher realizada!»
Neste caso, estamos perante uma construção fora do comum ou estilística. Os falantes de nível de língua corrente u...