A revista Veredas de estudos linguísticos, uma publicação da Universidade Federal de Juiz de Fora, apresenta o número 2 do volume 26 (2022), uma publicação atemática, composta por artigos de interesse variado. As temáticas abordadas vão desde o uso de dêixis até à reflexão sobre a situação linguística do português em Timor-Leste. É uma diversidade que permite que o presente número tenha «um nicho de temas nem sempre muito presentes em publicações de estudos linguísticos, assim como artigos que tratam de temas que estão na confluência de áreas diferentes», como assinala a editora da revista, a professora Denise Weiss.
Este número é composto por onze artigos. Dos diversos temas apresentados, destacam-se: a situação da língua portuguesa em Timor-Leste e a multimodalidade do debate em contexto de sala de aula. No primeiro texto, designado «Timor-Leste e a sua inserção como país lusófono na CPLP: perspetivas e realidade» da autoria de Thiago Oliveira, Leiliane Silveira e Lorena Pedra, onde se analisa se a inserção de Timor-Leste na Comunidade Lusófona colaborou no enraizamento linguístico do português nesse território. As principais conclusões deste estudo são que o estabelecimento da língua portuguesa no estado timorense tem uma evolução histórica e que se intensificou através do apoio dos países lusófonos, como Portugal e o Brasil, que colaboram sobretudo com o envio de docentes.
No segundo, intitulado «A multimodalidade que constitui o debate e a sua entrada na sala de aula» de Angelita Fernandes da Silva e Marilúcia Domingos Striquer e que explora as várias modalidades que constituem o debate como género textual oral. Os resultados desta investigação demonstram que os diferentes elementos que planificam a estrutura linguístico-discursiva do debate devem ser transformados em objeto de ensino e aprendizagem na sala de aula.
Em síntese, neste número, a revista Veredas oferece ao leitor um conjunto de variadíssimas perspetivas que o levam a refletir sobre diferentes ângulos de funcionamento de uma língua.
Este é um espaço de esclarecimento, informação, debate e promoção da língua portuguesa, numa perspetiva de afirmação dos valores culturais dos oito países de língua oficial portuguesa, fundado em 1997. Na diversidade de todos, o mesmo mar por onde navegamos e nos reconhecemos.
Se pretende receber notificações de cada vez que um conteúdo do Ciberdúvidas é atualizado, subscreva as notificações clicando no botão Subscrever notificações