Luciana Sanchez-Mendes - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Luciana Sanchez-Mendes
Luciana Sanchez-Mendes
231

É professora na Universidade Federal Fluminense (UFF) onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Teórica e Experimental (GEPEX). É membro do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem (PosLin/UFF), filiada à linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, com ênfase em Semântica Formal e descrição de línguas sub-representadas. Possui bacharelado e licenciatura em Letras - Português/Linguística (2006) e mestrado em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP) (2009). Obteve seu doutorado em Linguística em um programa de cotutela entre a USP e a Université Paris 8 / Vincennes Saint-Denis (2014). Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Roraima (UFRR) e na USP. É coautora, com Ana Quadros Gomes, do livro Para Conhecer Semântica, publicado em 2018 pela editora Contexto. Tem experiência nas áreas de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, Semântica Formal e Descrição de Línguas Indígenas.

 
Textos publicados pela autora
Teoria e análise linguística
Por Ivo da Costa do Rosário, Luciana Sanchez-Mendes

Teoria e análise linguística (2022) é o primeiro volume da coleção Estudos da Linguagem. Esta coleção organiza-se em três volumes – o segundo intitulado Teorias do texto, do discurso e da tradução e o terceiro designado por História, política e contato linguístico, que têm como objetivo apresentar trabalhos realizados no âmbito dos estudos linguísticos. Estas publicações foram feitas pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e reúnem investigações em diferentes ramos da linguística e que são o resultado de diferentes pontos de vista sobre a linguagem.

Em Teoria e análise linguística são apresentadas perspetivas teóricas sobre o estudo da estrutura da língua e os seus padrões de uso. Este volume foi organizado por Ivo da Costa do RosárioLuciana Sanchez-Mendes e é constituído por cinco capítulos que focam temas como a linguística formal, a psicolinguística, o uso do português ou a estrutura informativa. No fundo, este livro destaca importantes áreas da linguística teórica e experimental, como por exemplo, a linguística formal, centrada na descrição de fenómenos da língua, e a psicolinguística, focalizada na cognição da linguagem. Os trabalhos aqui reunidos podem, segundo os seus organizadores, ser usados «como um conjunto de ferramentas básicas que podem ser potencialmente utilizadas em investigações futuras em nível de mestrado e de doutorado» (pág. 14).

Dos cinco capítulos que compõem este volume, destaca-se capítulo denominado por «Pe...