Ivo da Costa do Rosário - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Ivo da Costa do Rosário
Ivo da Costa do Rosário
301

É graduado em Letras (Português, Inglês e respectivas literaturas) pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ) e graduado em Pedagogia, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem especialização em Docência do Ensino Fundamental e Médio (FEITA-Itaboraí), especialização em Língua Portuguesa (FFP-UERJ) e especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (LANTE-UFF). É mestre em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF). É doutor em Letras pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutor em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente é professor associado de língua portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas e professor permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem da UFF, atuando como vice-coordenador (2018-2022), docente e orientador no mestrado e doutorado. Foi coordenador do GT Descrição do Português, da ANPOLL (Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Letras e Literatura), no biênio 2019-2021. É líder do CCO (Grupo de Pesquisa Conectivos e Conexão de Orações) e membro do grupo D & G (Grupo de Estudos Discurso e Gramática), ambos na UFF. É avaliador do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ligado ao INEP. É perito judicial cadastrado no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, nas áreas de Língua Portuguesa e Educação. É Jovem Cientista do Nosso Estado, pela FAPERJ - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (vigência 2019-2021). É membro da comissão científica da área de Sintaxe da ABRALIN - Associação Brasileira de Linguística. Atua principalmente nas seguintes áreas: funcionalismo, construcionalização, mudanças construcionais, morfossintaxe, conexão de cláusulas e conectivos.

 
Textos publicados pelo autor
Teoria e análise linguística
Por Ivo da Costa do Rosário, Luciana Sanchez-Mendes

Teoria e análise linguística (2022) é o primeiro volume da coleção Estudos da Linguagem. Esta coleção organiza-se em três volumes – o segundo intitulado Teorias do texto, do discurso e da tradução e o terceiro designado por História, política e contato linguístico, que têm como objetivo apresentar trabalhos realizados no âmbito dos estudos linguísticos. Estas publicações foram feitas pela Editora da Universidade Federal Fluminense (Eduff) e reúnem investigações em diferentes ramos da linguística e que são o resultado de diferentes pontos de vista sobre a linguagem.

Em Teoria e análise linguística são apresentadas perspetivas teóricas sobre o estudo da estrutura da língua e os seus padrões de uso. Este volume foi organizado por Ivo da Costa do RosárioLuciana Sanchez-Mendes e é constituído por cinco capítulos que focam temas como a linguística formal, a psicolinguística, o uso do português ou a estrutura informativa. No fundo, este livro destaca importantes áreas da linguística teórica e experimental, como por exemplo, a linguística formal, centrada na descrição de fenómenos da língua, e a psicolinguística, focalizada na cognição da linguagem. Os trabalhos aqui reunidos podem, segundo os seus organizadores, ser usados «como um conjunto de ferramentas básicas que podem ser potencialmente utilizadas em investigações futuras em nível de mestrado e de doutorado» (pág. 14).

Dos cinco capítulos que compõem este volume, destaca-se capítulo denominado por «Pe...