Comunicar com sucesso - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Comunicar com sucesso
Dicas úteis para uma comunicação clara, empática e emocionalmente inteligente
Sandra Duarte Tavares
Oficina do Livro, 2019 767   

Sandra Duarte Tavares, professora universitária e consultora linguística e de comunicação, oferece-nos mais um livro sobre o bom uso da língua portuguesa1, desta vez tendo como foco a comunicação entre pares, que deve ser clara, correta e eficiente. 

É sabido que a comunicação eficaz depende, em grande medida, do conhecimento que temos do nosso interlocutor. No entanto, esta eficácia também se deve ao cuidado que temos com o nosso discurso, ou seja, às competências comunicativas no âmbito oral e escrito. É nesta linha que surge esta obra – Comunicar com sucesso, com a chancela da editora Oficina do Livro  Nela, a autora, para melhor ensinar a arte de bem comunicar através da língua, foca-se nas mais importantes competências da comunicação: o rigor, a clareza, a empatia, a assertividade, o impacto e a eficácia – neste caso, a eficácia da comunicação escrita.

Dividida em sete capítulos, a obra dá-nos dicas para comunicar com assertividade e com vista aos objetivos pretendidos. Apresenta também erros linguísticos frequentes e evitáveis. Por exemplo, pronunciar «ac[ó]rdos» quando o correto será «ac[ô]rdos», ou a tão famosa «[rú]brica» que deverá ser «rubrica», assim como a flexão errada (e comum) dos verbos: «tu fostes» em vez do correto «tu foste», ou «tinha impresso» em vez da forma correta «tinha imprimido». Apresenta-nos, também, técnicas e ferramentas para aperfeiçoar as competências linguísticas, sugerindo assim que sejamos breves e que comuniquemos com impacto e paixão, por exemplo. 

Além dos capítulos referidos, esta obra faz-se acompanhar da devida bibliografia e lista sítios eletrónicos necessariamente consultado,  pois trata-se de temática abundante e documentada há anos. Outro ponto a favor é a apresentação, em jeito de manual e de leitura fácil, que permite ao leitor perceber, passo por passo, os erros que comete e a forma como deve comunicar de forma eficiente. 

 

1 Este tema é também abordado pela autora nas suas crónicas mensais edição digita da revista Visão, assim como no programa de rádio Páginas de português da Antena 2, produzido pela Asociação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. 

 

Sara Mourato