Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Notícias
Questões relativas ao Acordo Ortográfico.

A adopção da nova ortografia nos documentos oficiais de Portugal e Brasil depende apenas da definição de uma data, disse o primeiro-ministro português, no âmbito da IX Cimeira Luso-Brasileira, mas Brasília garante que avança já em 2009.

Na terça-feira, num discurso após a reunião com o presidente brasileiro, Lula da Silva, em Salvador, José Sócrates salientou que Portugal e Brasil estão empenhados na promoção da língua portuguesa nos fóruns internacionais e referiu que falta apenas ac...

21 de Julho: o presidente da República português, Aníbal Cavaco Silva, promulgou o Acordo Ortográfico. O segundo protocolo tinha sido aprovado no  na Assembleia da República  a 16 de Maio.

Até à presente data, o Acordo Ortográfico encontra-se ratificado por Portugal, Brasil, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.

Ler mais:

Academia Brasileira de Letras  prepara novo Vocabulário Ortográfico

A Academia Brasileira de Letras conta ter pronto até Novembro deste ano um novo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa – noticiou a ...

A maior desgraça da língua portuguesa é ter mais do que uma ortografia, disse à Lusa o professor Fernando Cristóvão, autor do livro Da Lusitanidade à Lusofonia, lançado [no dia 25 de Julho p.p.] em Lisboa.

«Fazemos parte de uma comunidade em que tudo deve ser comum, a começar pela língua. Só que nenhuma língua tem duas ortografias e só a nossa tem essa desgraça», sustentou Fernando Cristóvão, professor jubilado da Faculdade de Letras de Lisboa.

Gilberto Gil: «O acordo deveria estar constantemente aberto»

À margem do V Encontro de Culturas, em Serpa, o ministro da cultura do Brasil, Giberto Gil, defendeu que a  vigência do Acordo Ortográfico devia ser supervisionada por uma comissão institucional de especialistas e prestar-se a constantes reajustes.

Reproduzimos excertos da entrevista1 ao Diário do Alentejo.

 

Em declarações à Lusa, aquando do I Colóquio Internacional sobre Relações Culturais, Salvato Trigo, reitor da Universidade Fernando Pessoa, alertou para o erro insistente de se considerar que língua e ortografia são uma e a mesma coisa: «O que muda é a representação gráfica da língua, procurando simplificar situações que não têm importância nenhuma. Isso não fere a identidade da língua.»

Jornal  português apresenta edição baseada no Acordo Ortográfico

O jornal semanal português Independente de Cantanhede (da região de Coimbra), que comemora o seu 14.º aniversário, apresenta a sua atual edição totalmente redigida segundo o novo Acordo Ortográfico, revelou nesta quinta-feira a equipa do periódico.

A ideia do Presidente da República [português] de elevar o português a língua oficial das Nações Unidas é «estimulante« para o Governo [de Lisboa], mas pode esbarrar em obstáculos tão comezinhos como ciúmes e rivalidades na própria ONU ou, mais do que isso, numa despesa insuportável para os seus promotores.

Com o novo Acordo Ortográfico já ratificado pelo Governo [português] chega às bancas, em tempo recorde, o primeiro dicionário conforme as novas regras ortográficas do português — Universal, Novo Dicionário da Língua Portuguesa (Ed. Texto). Porém, e tal como tem acontecido com o acordo até agora, as opiniões em relação a este produto editorial dividem-se.

Após três adiamentos em Conselho de Ministros [português], foi finalmente ratificado o novo Acordo Ortográfico que permite, segundo o especialista da língua João Malaca Casteleiro, «unificar o vocabulário geral em 98% dos casos». A decisão, que estava iminente desde o final de 2007, foi tomada no momento em que o Presidente da República [de Portugal] e o ministro da Cultura estão em visita oficial ao Brasil.