Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Notícias
Questões relativas ao Acordo Ortográfico.
Portugal quer adiar por dez anos <br> entrada em vigor do Acordo Ortográfico

Segundo notícia da agência Lusa, com data de 28 de Agosto de 2007, que a seguir se transcreve na íntegra, o Governo português pretende que o Acordo Ortográfico só entre em vigor no país daqui a 10 anos. Em contrapartida, no Brasil, os  livros didácticos aprovados para 2009 contemplarão, já, a ortografia comum para os oito países da CPLP.

 

A imprensa brasileira continua a dar como adquirida a entrada em vigor do Acordo Ortográfico, em 2008. É o caso desta notícia da Follha de S. Paulo, de 20/08/2007, onde se resumem as principais alterações previstas desde 1990. Mudanças que vão entre 0,5% e 2% do vocabulário brasileiro, entre os quais o fim do trema.

Ver também Ortografia da língua portuguesa será unificada + Língua portuguesa terá novas regras

Assinalando os 15 anos sobre a assinatura do Acordo Ortográfico, entre os sete países, na altura, de lingua oficial portuguesa, o diário português "Público" trouxe esta notícia, da autoria da jornalista Kathleen Gomes:

«O controverso Acordo Ortográfico tem estado adormecido, mas não foi enterrado. Ultrapassados os processos burocráticos que têm atrasado a sua concretização na última década e meia, Portugal admite pô-lo em prática, mas pedindo uma prorrogação do seu prazo de ap...

Proposta de Resolução 71/X/3

Aprova o Acordo do Segundo Protocolo Modificativo ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, adoptado na V Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em São Tomé, a 26 e 27 de Julho de 2004.

2008-03-18 Entrada

2008-03-19 Admissão

2008-03-26 Anúncio

2008-03-19 Baixa comissão distribuição inicial generalidade

• Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas – Comissão competente

Aguarda parecer da comissão.