Acordo Ortográfico - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
 
Início Português na 1.ª pessoa Acordo Ortográfico Notícias
Questões relativas ao Acordo Ortográfico.
Lançada a plataforma<br> do Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa
250 000 palavras dos Vocabulários Nacionais do Brasil, de Moçambique,
de Portugal e de Timor-Leste

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), instituição da CPLP responsável pela política linguística comum da língua portuguesa, lançou neste dia, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a primeira versão pública da plataforma do Vocabulário Ortográfico Comum (VOC), que define de forma conjunta a aplicação do Acordo Ort...

Conclusões (parlamentares) sobre a aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal

Ficaram concluídos os trabalhos do grupo de deputados portugueses constituído no âmbito da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República para o acompanhamento da aplicação do Acordo Ortográfico em Portugal, estando aqui disponível o respetivo relatório final.

Uma primeira parcela, num total de 70 mil euros, dos quais 35 mil foram já entregues, é o contributo do Governo de Luanda para os trabalhos que decorrem sob supervisão do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) para elaboração do Vocabulário Comum da Língua Portuguesa (VOC). A informação foi divulgada pela agência de notícias portuguesa Lusa [21/07/2013] e transcreve-se de seguida com as indispensáveis adaptações para um melhor enquadramento do assunto.

Texto-súmula do autor – que integrou, por Portugal, a  comissão negociadora do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, reunida no Brasil, em Maio de 1986 – sobre o historial de perto de 30 anos, desde as primeiras conversações dos representantes dos então sete países de língua oficial portuguesa até aos trabalhos em curso para um Vocabulário Comum aos atuais oito membros da  CPLP, no âmbito do IIILP (Instituto Internacional da Língua Portuguesa).


Em Portugal, até à presente data – ou seja a, a pouco mais de meio do período de adaptação das novas regras  – é a seguinte a lista da aplicação, ou não, nos 10 periódicos com maior circulação:

[Dados relativos à circulação retirados de Bareme Imprensa Marktest de meados de 2012.]

O Conselho de Ministros de Moçambique ratificou [no dia 07/06/2012] o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, segundo informação do ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Oldemiro Baloi.

A posição do Governo de Moçambique relativa à adoção do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa tem em conta a presidência da CPLP, que assumirá a partir de julho, durante a cimeira da comunidade lusófona, que se realizará em Maputo. (...)

«A nova ortografia do português divide opiniões, mas entrou numa rota sem marcha-atrás», escreve-se neste texto publicado no Expresso de 14/04/2012, aqui transcrito na íntegra, com a devida vénia ao autor e ao semanário português. Leia-se também, no fim, os três textos complementares desta peça, Acordo mínimo, Datas para um acordo e A favor e contra.

O Acordo Ortográfico de 1990 passa a ser aplicado nas escolas  do ensino básico e secundário de Portugal a partir de Setembro de 2011 e, quatro meses mais tarde (...)

Notícia do semanário Expresso de 16 de Maio de 2009, a propósito da petição contra o Acordo Ortográfico, em discussão no parlamento português.

 

Vocabulário Ortográfico será lançado no dia 19

Volume, atualizado com as novas regras, terá quase 350 mil palavras; Brasil vai propor uma reunião dos oito países signatários do acordo, um trabalho de Alexandre Gonçalves para o Estadão.

A quinta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), já atualizado com as novas regras do acordo ortográfico, será lançada no próximo dia 19. O volume trará 349 737 palavras com suas respectivas classificações gramaticais, mas sem as definições típicas de dicionários.