A adopção da nova ortografia nos documentos oficiais de Portugal e Brasil depende apenas da definição de uma data, disse o primeiro-ministro português, no âmbito da IX Cimeira Luso-Brasileira, mas Brasília garante que avança já em 2009.
Na terça-feira, num discurso após a reunião com o presidente brasileiro, Lula da Silva, em Salvador, José Sócrates salientou que Portugal e Brasil estão empenhados na promoção da língua portuguesa nos fóruns internacionais e referiu que falta apenas acertar a data em que os documentos oficiais dos dois países passem a ser redigidos na nova ortografia.
«Falta apenas acertar a data para que os diários oficiais dos dois países passem a ser publicados na nova ortografia», afirmou José Sócrates.
Mas, hoje, a assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores brasileiro garantiu que os documentos oficiais do Brasil já serão redigidos na nova ortografia portuguesa a partir de Janeiro de 2009.
«Todos os documentos oficiais do Brasil serão divulgados na nova ortografia a partir de Janeiro», disse à Lusa fonte do gabinete de comunicação do Itamaraty.
Segunda-feira, fonte governamental portuguesa indicou que seria discutido em Salvador um acordo para que os documentos oficiais dos dois países passassem a ser redigidos na nova ortografia da língua portuguesa a partir de 2009.
A declaração final da cimeira de Salvador e os acordos assinados entre os dois países foram redigidos segundo o Acordo Ortográfico.
Várias estratégias para um plano comum de promoção de língua portuguesa serão discutidas durante a reunião dos ministros da Cultura e da Educação dos oito membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a realizar em Lisboa, a 14 e 15 de Novembro.
Essa reunião será a chave para que os países da CPLP possam concertar posições para executar conjuntamente a proposta que prevê a adopção do português como língua oficial das Nações Unida e de todos fóruns internacionais.
Agência LUSA, 29 de Outubro de 2008