Preconceito linguístico e intolerância - O nosso idioma - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa
Início Português na 1.ª pessoa O nosso idioma Artigo
Preconceito linguístico e intolerância
Preconceito linguístico e intolerância
Uma sessão da tertúlia "O Desassossego das Palavras" (Braga)
Fonte

Sessão organizada pelo ciclo Tertúlia do Desassossego das Palavras da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Braga) em 19 de fevereiro de 2021.

Sobre os Autores

Fernando Venâncio (Mértola, 1944) formou-se em 1976 em Linguística Geral, na Universidade de Amesterdão. Aí se doutorou em 1995, com um estudo sobre as «ideias de língua literária em Portugal no século XIX». Publicou estudos sobre «brasileirismos em Portugal», as reformas ortográficas e o Português Fundamental. Tem escrito no Jornal de Letras (JL), no semanário Expresso e na revista Ler. É autor dos romances Os Esquemas de Fradique (1999) e El-Rei no Porto (2001) e da antologia Crónica Jornalística. Século XX (2004). A sua mais recente obra é Assim Nasceu uma Língua (2019).

Linguista e escritor, especialista em pedagogia e didáctica, na Univrsidade do Minho.

Marcos Araújo Bagno (Cataguases, 1961) é doutorado em Filologia pela Universidade de São Paulo e exerce atividades como tradutor, linguista e escritor. Enquanto escritor, publicou contos A invenção das horas (1998), livros infantis O papel roxo da Maçã (1989), poesia Vaganau (2010), romances As memória de Eugênia (2011), e publicou sobre a língua portuguesa, ensino e linguística Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social (2000) e Gramática pedagógica do português brasileiro (2012).