1. A identificação das orações explicativas constitui uma área da sintaxe que levanta algumas dúvidas pelo facto de se tratar de uma construção que não apresenta todas as características típicas da coordenação. Todavia, quando se coloca a hipótese de existência de uma coordenação no interior de uma oração explicativa, a classificação dos constituintes pode tornar-se ainda mais complexa, como se pode verificar na resposta «Duas orações explicativas», que marca o regresso das atualizações do Consultório do Ciberdúvidas. Neste espaço, trata-se ainda uma questão relacionada com o nome próprio que designa os cidadãos dos Países Baixos e uma outra que aborda os nomes dos grupos étnicos do Brasil. Por fim, reflete-se sobre a possibilidade de «o mesmo» poder retomar antecedentes referentes a pessoas.
2. A situação de crise sanitária continua a motivar a utilização de palavras que enriquecem o já vasto campo lexical da pandemia que vivemos. Atento à evolução da situação, o Ciberdúvidas integra agora no glossário A covid-19 na língua os termos custos, desconfinamento, generosidade (mas também o seu contrário, a especulação e a pirataria de países...), máscaras cirúrgicas vs. máscaras de utlização comunitária, reativação e vigilância social.
3. Alguns destes termos estão estreitamente relacionados com os objetivos subjacentes à renovação do estado de emergência, instituído por mais quinze dias em Portugal, que mantém as restrições à circulação das pessoas, mas prevendo já a possibilidade de uma abertura faseada e gradual de serviços, empresas ou estabelecimentos comerciais. Uma vez que se mantém a indicação de confinamento,as medidas tomadas na área da educação seguem o percurso previsto, estando agendado para segunda-feira, dia 20 de abril, o início do projeto #EstudoEmCasa. Esta nova versão da telescola destina-se a alunos até ao 9.º ano de escolaridade e será emitida na RTP Memória (notícia aqui e aqui e Abertura).
4. Nestes tempos em que milhões de de lusófonos se encontram confinados em casa, a televisão pública portuguesa teve a feliz opção de repor a 10.ª e última série do magazine Cuidado com a Língua! Évora é á o tema de um desses programas, que recorda o nome da cidade em tempos romanos e léxico como ménir, cromeleque e megálito, entre outros assuntos de interesse linguístico (na RTP2, no domingo, 19/04, às 20h45). Na RTP1, recorda-se o episódio dedicado ao Alentejo, no qual se tratam expressões típicas como «enregar» ou «almotolia», entre outros temas relacionados com a região (na terça-feira, 21/04, pelas 14h30). Mais pormenores aqui.
5. Adotando o tema da viagem, que lhe é muito caro, Marco Neves, professor universitário e tradutor, propõe, desta feita, um périplo por alguns países asiáticos com o objetivo de identificar como estes escrevem (e pronunciam) o nome próprio Portugal. Uma curiosa crónica divulgada no blogue Certas Palavras, extraída da obra do autor Palavras que o português deu ao mundo – viagens por sete mares e 80 línguas (Editora Guerra & Paz).
6. Na rubrica Diversidades, divulga-se um vídeo relativo a um programa televisivo da Televisão da Galiza, emitido a 15 de fevereiro, no qual se apresentam as principais regras de colocação do pronome átono em galego. O interesse deste documento reside no facto de estas regras terem muitas semelhanças com o que acontece em português europeu.
7. In memoriam do escritor chileno Luis Sepúlveda, falecido de covid-19 no dia 16 p.p. – ele que foi um empenhado ativista ambiental e na luta contra as injustiças no mundo –, lembramos a sua obra marcada pelo humanismo e pelas causas que defendeu na primeira pessoa*. Vários dos seus livros integram a lista o Plano Nacional de Leitura, como História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar, O velho que lia romances de amor, História de um caracol que descobriu a importância da lentidão, entre outras.
*cf. Luis Sepúlveda e o polícia culto + Luis Sepúlveda. “É preciso resistir ao processo que transforma revoluções em autocracias” + Luis Sepúlveda: “Todos os silêncios são cúmplices e têm uma quota parte de responsabilidade”
8. Nos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa, destaque para o Almanaque da Língua Portuguesa (editora Guerra & Paz), de Marco Neves*, e para o glossário de termos associados ao coronavírus e à covid-19, organizado pelo Ciberdúvidas**.
* O programa Língua de Todos é difundido a 17 de abril, pelas 13h20 e é repetido no sábado, dia 18 de abril, depois do noticiário das 09h00; e o **Páginas de Português é emitido a 19 de abril, pelas 12h30 e tem repetição no sábado, dia 25 de abril, às 15h30. Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.