♦ Évora e a sua milenar região é o tema deste episódio, o 19.º da 10.ª série do magazine televisivo Cuidado com a Língua! — em repetição na RTP 2, no domingo. dia 19/04, às 20h25*. No cenário natural das marcas históricas da cidade Património Cultural da Humanidade, falar-se-á do nome como ela se denominava nos tempos dos romanos. E dos "menires" "cromeleques" e "megálitos" à volta, mais as suas origens e significados específicos. Ou, a propósito da maior catedral medieval do país, sobre o denominador comum das palavras "catedral", "cátedra" e "cadeira"; "claustro", "clausula"", "recluso", "reclusão" e "claustrofobia". Ou, ainda, quanto à razão de chamarem hoje "eborenses" aos naturais e habitantes de Évora. E o que quererá dizer «ficar (ou estar) derramado»? E «fazer uma matrafia»?
* Hora oficial de Portugal continental — ficando também disponível aqui.
♦ No Alentejo, o que se quer dizer com a frase «Vamos lá enregar»? E para que serve uma «almotolia», palavra que nos chegou do árabe? Ou, ainda: o que é a «segundeira» que se retira de um sobreiro? E os javalis à volta dos montes alentejanos «afuçam» o quê... e para quê?
É este tema central do 5.º programa da 10.ª e última série do Cuidado com a Língua! , em repetição na terça-feira, dia 21/04, às 14h30**.
**Hora oficial de Portugal continental, com repetição igualmente na RTP Internacional.