1. No consultório, exploram-se os seguintes tópicos:
– as convenções que enquadram a construção da rima nos textos versificados;
– a classificação sintática dos complementos do verbo responder;
– o arcaísmo «começar de...», usado em lugar de «começar a» seguido de infinitivo;
– a concordância do constituinte adjetival lesa- em compostos como lesa-pátria.
2. No mundo da restauração em Portugal, multiplica-se a oferta que facilita a encomenda pelo telefone ou pela Internet. Mas, de caminho, juntam-se duas palavras inglesas que não foram pedidas: takeaway (de procedência britânica) e delivery. Por isso, insista-se: não é preciso dizer nem escrever takeaway, porque, em português, já temos a expressão «comida para fora» ou, querendo usar um verbo, «levar (comida) para fora». Relativamente a delivery, já existe «entrega ao domicílio», ou «em domicílio», que se reduz sem problema a entrega. E acrescente-se: a comida só ganha em sabor sem os anglicismos.
3. Quanto aos programas produzidos pelo Ciberdúvidas na rádio pública portuguesa:
– O Língua de Todos de sexta-feira, 27 de maio (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 28 de maio, depois do noticiário das 9h00*), ouviu o jornalista e escritor angolano João Melo sobre a língua portuguesa no mundo e a questão do Acordo Ortográfico em Angola.
– o Páginas de Português de domingo, 29 de maio (Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte às 15h30*), transmite uma entrevista com o secretário de Estado da Educação, João Costa, sobre o ensino da língua portuguesa em Portugal, os programas e as metas curriculares.
* Hora de Portugal continental.
4. Devido ao feriado em Portugal de quinta-feira, 26 de maio – Corpo de Deus (ou Corpus Christi) –, o consultório faz uma curtíssima pausa para regressar já na segunda-feira seguinte, dia 30.
5. Promovida em apoio do serviço gracioso e sem fins comerciais aqui prestado há quase 20 anos, a campanha SOS Ciberdúvidas conta com a generosidade de quantos, por esse mundo fora, não dispensam a consulta regular deste espaço de esclarecimento, informação, reflexão e debate sobre a língua portuguesa. Agradecemos, desde já, os contributos que entenderem enviar.