1. Os 40 anos que neste dia se comemoram da independência de Angola – a dipanda como logo em 1975 a redução da palavra se popularizou no país – são também quatro décadas de afirmação da sua variedade nacional, em permanente contacto com as línguas nacionais (todas elas da família banta). Sobre a situação linguística de Angola, onde, até à data, continua a vigorar a ortografia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990, propomos a releitura de vários textos em arquivo aqui e, ainda, o que se pode voltar a ouvir nos registos sonoros aqui disponíveis sobre o programa Mambos da Língua – O tu-cá-tu-lá do português de Angola, uma colaboração do Ciberdúvidas com a Rádio Nacional de Angola.
2. Já em Portugal, antes e durante o debate parlamentar que levou à queda do governo formado pelo PSD e pelo CDS, assim como nas declarações e comentários sequentes, lá voltou, e desta vez praticamente generalizado, o malfadado plural de acordo com o aberto, afinal, o único ponto de concordância da direita e da esquerda parlamentares. Foi o ex-primeiro-ministro, foi o previsível novo primeiro-ministro, foram os deputados dos restantes partidos, foram jornalistas, inclusive. Impõe-se, por isso, este novo lembrete: o plural de acordo mantém o fechado na sílaba tónica – "acôrdos" –, como temos referido em tantas respostas e outros esclarecimentos anteriores (ver aqui e aqui).
3. Nova atualização do consultório, onde se pergunta: qual a diferença entre aditamento e adenda? Que preposição usar com o verbo aninhar-se? E donde virá a expressão «mereces tudo e um par de botas»?
4. Tema central dos programas de rádio Língua de Todos e Páginas de Português é igualmente o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, a propósito do colóquio Ortografia e Bom Senso, que a Academia das Ciências de Lisboa promoveu em 9 e 10 de novembro p. p. O Língua de Todos, que vai para o ar na sexta-feira, 13 de novembro (às 13h15*, na RDP África; com repetição no sábado, 14 de novembro, depois do noticiário das 9h00*), entrevista vários participantes no evento, enquanto o Páginas de Português de domingo, 15 de novembro (às 17h00*, na Antena 2), ouve o conhecido gramático brasileiro Evanildo Bechara, em representação da Academia Brasileira de Letras, e Maria Regina Rocha, coautora dos atuais programa e metas curriculares da disciplina de Português dos ensinos básico e secundário de Portugal.
* Hora oficial de Portugal continental.