Este é um serviço gracioso e sem fins comerciais, de esclarecimento, informação e debate sobre a língua portuguesa, o idioma oficial de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Sem outros apoios senão a generosidade dos seus consulentes, ajude-nos a dar-lhe continuidade: Pela viabilização do Ciberdúvidas. Os nossos agradecimentos antecipados.
Início Aberturas Abertura
Mecanismos da língua para uma comunicação eficaz
Mecanismos da língua para uma comunicação eficaz
Por Ciberdúvidas da Língua Portuguesa 389

1.   Como comunicar com adequação, propriedade e eficazmente? Quais os principais mecanismos da língua  e as suas marcas  mais expressivas para o desejado impacto em quem se quer “tocar”, seja em texto escrito ou na oralidade? Sandra Duarte Tavares debruça-se sobre este tema, em mais um texto publicado na versão digital da revista Visão do dia 6 p.p –  e que, com a devida vénia, deixamos disponível na rubrica O nosso idioma.

2.  Na presente atualização, deixamos entretanto em linha quatro novas respostas a outras tantas perguntas, chegadas ao Consultório do Ciberdúvidas. O que significa e como se escreve: "trocaz" ou "torcaz"? O substantivo "rigorosidade" existirá? E os verbos "curiosar" e "curiosear" usam-se em Portugal? Por fim: a palavra "adicto", com o Acordo Ortográfico, perdeu o c?

3.   Já agora, e tendo em conta a atualidade internacional e a crise diplomática mais recente no Golfo Pérsico: se Catar já tem, e há muito, esta forma aportuguesada consagrada*, porquê a resistência dos media portugueses, optando, por regra, pela forma Qatar

* Além dos vários esclarecimentos no Ciberdúvidas sobre a grafia recomendada de Catar, incluindo o respetivo gentílico, vide, ainda, os registos no Dicionário de Gentílicos e Topónimos do Portal da Língua Portuguesa e no Código de Redação Interinstitucional da União Europeia, entre outras abonações no mesmo sentido. E, ainda, aqui, sobre os topónimos e os adjetivos pátrios estrangeiros as suas formas já aportuguesadas.

4.   Temas dos programas desta semana produzidos pelo Ciberdúvidas para a rádio pública portuguesa:

•  No Língua de Todos – na sexta-feira, dia 9 de junho, às 13h15*, na RDP África, com repetição no sábado, dia 10, depois do noticiário das 09h00* –, fala-se da língua portuguesa no contexto da globalização, numa conversa com o professor universitário português Pedro Gomes Barbosa.

•  No Páginas de Português – no domingo, dia 11 de junho, na Antena 2, às 12h30*, com repetição no sábado seguinte, dia 17 de junho, às 15h30* –, o destaque centra-se na VI Bienal de Culturas Lusófonas, que decorreu em Odivelas, com uma entrevista ao seu coordenador, o escritor português Mário Máximo.

* Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis, posteriormente, aqui e aqui.