1. A partir de 15 de setembro, Portugal continental passou à situação de estado de contingência devido à pandemia da covid-19, situação que se prolongará até ao dia 30 de setembro. Esta nova realidade justifica a atualização do A covid-19 na língua, projeto desenvolvido pelo Ciberdúvidas, que continua a reunir os termos / expressões que vão marcando o evoluir da pandemia. O Glossário passa, assim, a contemplar a entrada «Estado de contingência», expressão a que se vêm juntar «Incerteza (total)» e «Alerta David Attenborough».
2. A atualização do consultório passa pelo tratamento do advérbio galego abondo, no sentido de identificar o uso de um advérbio equivalente em língua portuguesa. Outro tópico abordado está relacionado com a utilização do artigo definido com um topónimo. Esta é uma dúvida frequente entre os falantes, que desta vez incide sobre o nome próprio Fátima, o que leva a uma abordagem histórica da questão que passa inclusive pela formação do próprio topónimo. O Acordo Ortográfico de 90 introduziu alterações na utilização do hífen, patentes, por exemplo, na forma auxiliar «hei de». A questão que agora se coloca está relacionada com o uso desta forma em conjunto com o pronome átono. A construção «hei de lhe» leva hífen? Ainda duas questões de natureza sintática: a análise de uma frase que inclui uma construção negativa alternativa e de uma frase com uma construção de infinitivo preposicionado.
3. A revista Fórum Linguístico, ligada ao programa de pós-graduação em linguística da Universidade de Florianópolis, encontra-se a fazer uma chamada de artigos para um número temático subordinado ao tema História do Português: cronologias e mudanças linguísticas (mais informações aqui).
4. São temas centrais dos programas produzidos pela Associação Ciberdúvidas da Língua Portuguesa para a rádio pública portuguesa:
– No programa Língua de Todos, emitido pela RDP África, na sexta-feira, dia 18 de setembro, pelas 13h20* (com repetição no sábado, dia 19 de setembro, depois do noticiário das 09h00), as confusões geradas pelo uso de palavras parónimas, explicadas pela professora Sandra Duarte Tavares.
– No programa Páginas de Português, transmitido pela Antena 2, no domingo, dia 20 de setembro, pelas 12h30* (com repetição no sábado, dia 26 de setembro, às 15h30*), os desafios da pandemia na abertura do ano letivo em Portugal, num comentário da professora de Português Lúcia Vaz Pedro; o ensino à distância nos contextos português e brasileiro, em conversa com a professora Rosângela Pimenta, do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (Brasil); e a palavra medo, num apontamento da professora Carla Marques.
*Hora oficial de Portugal continental, ficando ambos os programas disponíveis posteriormente aqui e aqui.