1. Na rubrica Montra de Livros, divulga-se a obra Linguística Histórica e História do Português, coordenada por Paulo Osório, professor e investigador da Universidade da Beira Interior.
2. Em O Nosso Idioma, Filipe Gil, num artigo de opinião publicado no Diário de Notícias (Ócio), em 5 de setembro («Ter ou experienciar»), reflete sobre as tensões entre o verbo ter e o verbo experienciar na forma como as novas gerações encaram as suas opções de vida.
3. No consultório reflete-se sobre a função do acento grave na sinalização de vogais átonas abertas e sobre a transcrição fonética desta situação. Explicita-se, ainda, a diferença de significado entre as palavras motivo e padrão.
4. Prestamos a nossa homenagem à Professora Ofélia Paiva Monteiro, recentemente falecida. Professora catedrática da Universidade de Coimbra e eminente estudiosa dos textos de Almeida Garrett, Ofélia Paiva Monteiro deixou-nos um legado que manterá um lugar ímpar e fecundo no campo dos estudos garrettianos. Nas palavras de Carlos Reis, «a muita sabedoria que nela existia, sem ostentação nem espavento, aliada a uma elegância intelectual por todos reconhecida, fizeram de Ofélia Paiva Monteiro uma ativa investigadora do projeto Figuras de Ficção e um exemplo para quantos tiveram o privilégio de a ler e de a escutar.»